Projeto de Normalização de Móveis: nova reunião ocorre no início de fevereiro

30/01/2023

Você sabia que na confecção de estrutura de madeira de um estofado / sofá podem apenas ser utilizadas espécies com densidade de massa de no mínimo 650 kg/m3, determinada a 15% de umidade, e que a dureza Janka da madeira deve ser superior a 435 N? Essas são apenas algumas das curiosidades que precisam ser reavaliadas sobre a Norma ABNT NBR 15164, que determina a normalização no segmento de móveis estofados – sofás.

Se os detalhes são muitos, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) está aqui para ajudar sua empresa no processo de normalização da produção, ganhando vantagens competitivas relacionadas tanto ao aspecto legal quanto à qualidade e durabilidade dos seus produtos.

Conforme anunciado anteriormente, a entidade lançou recentemente o “Projeto de Normalização de Móveis”, que tem como objetivo realizar revisões e elaborações de novas Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pertinentes ao setor moveleiro.

Assim, foram criados dois grupos de estudo junto aos associados, com o objetivo de realizar pré-estudos e contribuir nos processos de elaboração de normas referentes aos 1) “Estofados – Sofás”, 2) “Guarda-roupas”.

No caso do primeiro grupo, a ABNT reativou a Comissão de Estudos denominada de Móveis Estofados, para efetuar a sua revisão, uma vez que a norma vigente foi publicada em dezembro de 2004 e há trechos, como apresentamos no primeiro parágrafo acima, que são no mínimo dúbios e que precisam, portanto, serem corrigidos.

Duas reuniões já foram realizadas, sempre de maneira virtual, com a contribuição direta dos participantes do Grupo Estofados, que já apresentou à Coordenação da Comissão de Estudos da ABNT, uma coletânea de todos os assuntos abordados até aqui.

A participação das indústrias neste processo, tanto de revisão quanto de elaboração de novas normas, é de extrema importância. Pois, ao final, quem conhece os detalhes estruturais assim como o processo de fabricação destes produtos é sempre a indústria.

Por isso mesmo, a partir da aprovação da revisão desta norma, as indústrias de “Estofados – Sofás” terão uma referência técnica atualizada para a produção dos seus produtos, considerando que a correta aplicação das normas é uma poderosa fórmula para a padronização da qualidade dos produtos ou da eliminação de desperdícios, entre tantos outros benefícios, visando sempre o aumento da competitividade de nossas indústrias.

Nesse sentido, os principais aspectos que deverão ser tratados no decorrer desta revisão são os aspectos dimensionais, bem como aqueles ligados à resistência e durabilidade, segurança e usabilidade, entre outros. Estão surgindo também discussões interessantes em relação à necessidade ou não de classificar os “Estofados – Sofás” conforme a finalidade de uso, ou seja, se de uso domiciliar ou corporativo, assim como a inclusão de temas referentes aos aspectos ergonômicos ou da volatilidade de certos componentes químicos utilizados na fabricação desses produtos.

 

Próxima reunião

A próxima reunião da Comissão de Estudo de Móveis Estofados – CE-015.002.002 da ABNT — será já no dia 09 de fevereiro de 2023.

As empresas associadas que ainda não estejam participando deste “Projeto de Normalização”, poderão entrar em contato com a ABIMÓVEL, que fornecerá todos os esclarecimentos.

A descrição dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo Grupo Guarda-roupa serão comunicadas em breve.