‘Propostas para a retomada da indústria e geração de emprego’

17/12/2021

Representantes da ABIMÓVEL e de outras entidades setoriais participaram no início do mês de evento com o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e membros da indústria.

Na ocasião foi entregue a Bolsonaro um documento com 44 propostas para a retomada da indústria e do emprego em 2022. Os projetos são, em especial, ligados às áreas de tributação, eficiência do estado, financiamento, infraestrutura, meio ambiente, inovação, educação, comércio exterior, relações de trabalho, bem como micro e pequenas empresas.

“As disfunções enfrentadas diariamente pelas empresas afetam com mais intensidade os fabricantes de bens de capital e de produtos de consumo duráveis, que são segmentos dinâmicos, de maior complexidade tecnológica e com impacto significativo sobre a produtividade e o emprego. Em 10 anos, a participação desses ramos no valor adicionado da indústria de transformação recuou de 24% para 19%”, explica o presidente da CNI.

Além disso, os problemas decorrentes da pandemia da Covid-19 ainda persistem, como os desarranjos nas cadeias produtivas, que resultam em escassez de insumos e matérias-primas e elevações de preços no mercado global. E os setores produtivos dependem do consumo das famílias, que sofrem com o impacto do alto nível de desocupação.

“Os desafios são muitos, a agenda é complexa e não existe uma única medida que leve o país para onde desejamos. A agenda precisa ser tratada em conjunto para que alcancemos a meta de uma economia forte, com crescimento estável e bem-estar social”, finaliza Robson Andrade.

Nós falaremos de maneira mais detalhada sobre os principais pontos do documento. Você também pode acessá-lo na íntegra clicando aqui.