Seminário ABIMÓVEL de Exportação é Realizado na FIESP

20/08/2015

Com o tema “Cenário, Lições e Desafios para a Exportação de Móveis”, o Seminário Abimóvel de Exportação, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL, integrou a programação da Design Weekend, principal festival de design da América Latina, que tem como objetivo, promover o design como um fator competitivo de negócios.

O evento ocorreu no dia 13 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, tendo como apoiadores, a Apex-Brasil, a DW e o Portal Móbile. Dentre os participantes, estiveram presentes cerca de 80 profissionais, dos quais, empresários e executivos que tiveram acesso a uma programação de informações e experiências internacionais apresentadas por um seleto grupo de profissionais.

A abertura do evento, realizada pelos Srs. Daniel Lutz, Presidente da ABIMÓVEL e o Sr. Lauro Andrade Filho, empresário e idealizador da DW, destacaram a importância de ações conjuntas que fortaleçam e beneficiem as empresas do setor, promovendo a capacidade da indústria nacional, por meio de atributos competitivos de mercado, como é o caso do design.

Iniciando a programação, o primeiro painel, “O Cenário da Indústria Moveleira no Brasil” foi apresentado pelo Sr. Marcelo Prado, Diretor do IEMI - Inteligência de Mercado, que destacou os números da indústria, passando por indicadores de produção, consumo, emprego, produtividade, infraestrutura, varejo e comércio exterior. A partir destes números, somado a situação econômico-financeira do país, o palestrante alertou aos participantes que as empresas precisam planejar estratégias que as insiram em um ambiente de mercado mais consolidado. Aproveitou ainda para pontuar a importância das empresas se internacionalizarem, ou iniciarem um processo de exportação, como caminhos ao enfrentamento da crise vivenciada no país. Segundo Marcelo Prado, a inovação passa a ser um instrumento fundamental para as empresas se destacarem no mercado nacional e internacional.

O segundo painel, “A experiência do móvel brasileiro no mercado internacional”, foi composto por uma mesa de empresários que participaram do Salone Del Mobile, em Milão, na Itália. A mesa mediada pelo Presidente da ABIMÓVEL, Sr. Daniel Lutz, contou com a participação dos Srs. José Antônio Franzoni, CEO da Artefama, Guido Otte, Diretor da Butzke, Pedro Franco, CEO da A Lot Of, e João Saccaro, Diretor da Saccaro.

As apresentações iniciaram pela ordem exposta, onde todos destacaram inicialmente, a importância do trabalho realizado pela ABIMÓVEL e Apex-Brasil, por meio do Projeto Brazilian Furniture, caracterizado como uma ferramenta fundamental na promoção do setor moveleiro, através de ações de mercado.

A partir disto, Lutz, destacou que esta edição do I Saloni, foi algo representativo e especial, em que pela primeira vez, 4 empresas brasileiras participam do referido Salão, em Milão, o que representa, a confirmação e investimentos da valorização do design pelas empresas brasileiras no mercado internacional.
As falas dos empresários, apresentaram um direcionamento muito positivo quanto aos resultados que o I Saloni proporcionou e vem proporcionando, pela qualidade dos compradores internacionais e visibilidade de imagem que o evento oportuniza.

Os executivos discorreram também sobre o processo de construção de imagem das marcas, estratégias e processo de internacionalização que construíram ao longo do tempo, todos evidenciando muito valores intangíveis como o design, a sustentabilidade, a inovação e tecnologia aplicada ao desenvolvimento dos produtos. Destaca-se ainda, a impressão da identidade brasileira no processo de concepção dos produtos, o que possibilita maior agregação de valor aos produtos.

De acordo com Lutz, o Seminário Abimóvel de Exportação, foi um evento inédito que possibilitou a geração de um ambiente propicio para se discutir e instigar as empresas do setor a buscarem a inovação nos negócios, afim de ganharem competitividade. Lutz, ainda destacou o público qualificado no Seminário, oportunizando a disseminação da atuação da ABIMÓVEL, quanto entidade nacional do setor moveleiro.

Fonte: Abimóvel