SIMB: Inscreva-se gratuitamente no webinar ‘Ganhos e desafios da certificação na indústria moveleira’

26/07/2022

“Ganhos e desafios da certificação na indústria moveleira” é tema de webinar que será realizado no próximo dia 02 de agosto de 2022, às 18h, por meio das plataformas Zoom e Youtube. O acesso é livre por meio de inscrição.

Organizado como parte das ações do SIMB – Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário, que compõe o escopo do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o webinar tem como objetivo apresentar ao mercado a certificação e o selo SIMB, bem como contribuir com informações e direcionamentos em relação à adequação ambiental das empresas, pauta cada vez mais importante e urgente.

O SIMB teve início em 2018, com o principal objetivo de promover a adoção de práticas sustentáveis na cadeia moveleira brasileira com adesão aos padrões internacionais. Aumentando, assim, a competitividade do móvel brasileiro no mercado interno e externo. No biênio atual, 2020-2022, a ABIMÓVEL vem dando continuidade às atividades já desenvolvidas, construindo o denominado “Ecossistema do Programa SIMB”.

Tal ecossistema é constituído de uma Norma Voluntária de Sustentabilidade, a NVS, em construção, que é uma iniciativa pioneira no setor moveleiro em âmbito mundial. A norma envolve indicadores das dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e de governança. Estando alinhada com as principais tendências mundiais, como: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), GRI (Global Reporting Initiative), ESG (Environmental and Social corporate Governance), GEE (Gás de Efeito Estufa), ITC (International Trade Center), e outros.

Para tornar esse processo mais prático e fluido para os industriais moveleiros, criou-se também a Plataforma de Sustentabilidade da Indústria Moveleira, ou seja, a Plataforma SIMB. A partir do cadastro da empresa na plataforma e das respostas aos questionários voltados aos indicadores de sustentabilidade, a empresa poderá conhecer seu posicionamento em relação às práticas de sustentabilidade do setor. Se estiver ou quando estiver apta, poderá solicitar a Certificação e o Selo SIMB.

A certificação traz muitos ganhos para as empresas, quebrando, inclusive, barreiras de acesso aos mercados, como ao americano e ao europeu, que exigem certificações ambientais, entre outros ganhos que podem ser mensurados, tais quais: ganho de imagem, melhoria contínua, maior confiabilidade do comprador e consumidor, padronização de processos internos e vantagem competitiva a nível local e global. 

Em contrapartida, a busca pela certificação traz também desafios, como o comprometimento de toda a empresa, mudança de processos, adaptação aos indicadores, custos x retorno, adequação e auditoria. 

Para se preparar para a obtenção da Certificação e do Selo SIMB, a ABIMÓVEL promoverá atividades de capacitação, como o próximo webinar: “Ganhos e desafios da certificação na indústria moveleira”.

Estão convidados a participar empresas e profissionais associados ou não associados ao Brazilian Furniture, que queiram conhecer um pouco sobre o SIMB, além das vantagens e caminhos para a certificação.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.

 

Participe!

Quando? 02 de agosto, terça-feira

Horário? 18h

Onde? Zoom e Youtube

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

  • Promoção de Exportações e Investimentos

  • Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

  • Agrega valor ao seu negócio

 

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com