Utilização da capacidade instalada se aproxima do nível anterior ao da pandemia

28/03/2022

Índice ainda está abaixo da linha divisória dos 50 pontos, no entanto

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das indústrias fechou em 68% em fevereiro, na comparação com janeiro, informou a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Segundo a entidade, o percentual é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas se mantém no valor da média para os meses de fevereiro e também próximo ao patamar pré-pandemia.

“A UCI é inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Mas, naquele período, a indústria vinha de alguns meses de atividade excepcionalmente alta, por conta da recuperação após os meses de paralisação gerados pela pandemia”, explicam os responsáveis pela pesquisa.

As informações fazem parte do boletim Sondagem Industrial, que também traz informações a respeito da evolução da produção, evolução do número de empregos, dos estoques, entre outros indicadores. 

Os índices avaliados pela CNI apresentam variação de 0 a 10. Valores acima de 50 indicam aumento do emprego, estoque acima do planejado ou utilização da capacidade instalada acima do usual. Valores abaixo de 50, indicam que o nível de atividade está abaixo do usual.

Segundo a entidade, em fevereiro, o índice de evolução da produção ficou em 47,9 pontos, resultado que está abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa a queda e o crescimento da produção. Este é o terceiro mês consecutivo de queda.

“Mesmo assim, o indicador subiu 4,8 pontos em relação a janeiro, em uma mostra de que a queda foi menos intensa e menos disseminada”, disse a CNI.

O boletim aponta, ainda, que o emprego industrial também segue em queda pelo terceiro mês consecutivo. Em fevereiro, o indicador relativo à evolução do número de empregos ficou em 49,2 pontos, um pouco melhor do que o registrado em janeiro, quando fechou em 48,8 pontos.

“Ressalte-se, contudo, que o índice vem se aproximando da linha divisória de 50 pontos, o que revela que a queda no emprego está se tornando menor e menos disseminada entre as empresas”, disse a entidade.

Já os estoques aumentaram em fevereiro de 2022 e permanecem pouco acima do nível planejado. O índice de evolução do nível de estoques registrou 50,5 pontos em fevereiro. Esse valor ficou próximo à linha divisória de 50 pontos, indicando que houve alta moderada dos estoques entre janeiro e fevereiro de 2022. 

O indicador do nível de estoque efetivo em relação ao planejado, por sua vez, registrou 50,4 pontos em fevereiro de 2022. O que, segundo a confederação, mostra que o nível de estoque efetivo permanece próximo ao nível planejado pelas empresas.

Para a pesquisa foram entrevistadas 1.870 empresas, sendo 753 pequeno porte, 659 médio porte e 458 de grande porte, durante o período de 3 a 11 de março de 2022.

 

*Com informações da CNI e da Agência Estado.