Vendas de móveis recuam no varejo em fevereiro

10/05/2023

Em fevereiro de 2023, o volume de vendas no comércio varejista variou -0,1% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,2% no trimestre encerrado em fevereiro. Frente a fevereiro de 2022, o comércio varejista cresceu 1,0%, acumulando alta de 1,3% nos últimos doze meses e de 1,8% no ano.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, subiu 1,7% frente ao mês imediatamente anterior. Com isso, a média móvel trimestral foi de 0,9% no trimestre encerrado em fevereiro de 2023. Na comparação com fevereiro de 2022, o varejo ampliado variou -0,2%, acumulando -0,5% nos últimos doze meses.

Em fevereiro, seis das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas negativas, incluindo “móveis e eletrodomésticos”, que após subir 3,8% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, sofreu recuo de 1,7% no mês de fevereiro. 

O resultado é também 1,9% inferior ao observado em fevereiro do ano passado. Com o desempenho negativo sendo puxado especialmente pela venda de móveis, que caíram 14,6% na comparação de fevereiro deste ano com igual mês em 2022. Já os eletrodomésticos experimentaram performance positiva, com as vendas da categoria crescendo 4,9% no segundo mês deste ano em igual variação.

 

Confira alguns dos principais resultados do volume de vendas no comércio varejista nacional na tabela abaixo:

 
 
Retração em volume e receita no varejo de móveis

Quando se trata da receita de vendas no comércio varejista, esta apresentou avanço de 0,3% em fevereiro frente a janeiro de 2023, quando já havia aumentado 2,5% em relação ao último mês do ano passado. Quando olhamos para o faturamento das vendas na categoria “móveis e eletrodomésticos”, este caiu -1,8% na variação mês a mês, mas se mostra 0,5% acima do desempenho de fevereiro de 2022. 

Mais uma vez, as vendas de móveis, excluindo-se eletros, puxaram o resultado da categoria para baixo, ao recuar 5,5% em fevereiro deste ano na comparação com igual mês em 2022. Veja mais detalhes abaixo:

 

Apesar dos desafios enfrentados pelo setor de móveis, com queda expressiva nas vendas em fevereiro, o panorama geral do comércio varejista permanece relativamente otimista, acumulando alta de 1,8% no ano. 

Além disso, o crescimento de 4,9% nas vendas de eletrodomésticos no mesmo período e o avanço de 0,3% na receita de vendas no comércio varejista sugerem que o setor possui campo para explorar e potencial para superar as adversidades, retomando um caminho de crescimento sustentável. A recuperação econômica e a adaptação das empresas às novas demandas do mercado podem ser fatores determinantes para impulsionar o segmento de móveis nos próximos meses.