INSPIRAMAIS É SUSTENTABILIDADE

15/10/2019

Com projetos que aliam diversidade, sustentabilidade e tecnologia, além de ações focadas em reaproveitamento e utilização de materiais reciclados, o Salão reafirma compromisso ambiental.
 
O Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, chega em janeiro, nos dias 14 e 15, à 20ª edição celebrando 10 anos com ações ligadas à sustentabilidade. As iniciativas são regidas por um conjunto de ideias e estratégias ecologicamente claras, economicamente viáveis e culturalmente diversas, a começar pelo tema da temporada - SINCRONIA - que aborda a interpretação e reinterpretação de conceitos.
 
“SINCRONIA é uma palavra extremamente importante, porque significa a conectividade entre vários aspectos da moda e principalmente, a sustentabilidade, que tem uma importância gigante no universo da moda hoje. Deixou de ser um conceito e passou a ser uma prática cotidiana e vai, inclusive, impactar na escolha dos consumidores conscientes lá no produto final”, fala Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do núcleo de Design do Inspiramais.
 
O Salão realiza curadorias de projetos especiais que promovem o desenvolvimento sustentável dentro da identidade nacional e voltados para diversos setores como Conexão Criativa e Comercial e Espaço de Sustentabilidade, além das Rodadas de Inovação – evento promovido pelo Inspiramais.
 
Conexão Criativa e Comercial é um projeto transformador que motiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e tecnologia. Como resultado, componentes únicos, com abordagens responsáveis, produzidos por negócios de diversas regiões do país. Já no Espaço de Sustentabilidade, diversas empresas apresentam produtos de alto valor, trabalhos que ilustram claramente o crescimento do engajamento ambiental na moda.
 
Outro ponto importante, a estrutura do Salão é totalmente focada no reaproveitamento, concebida para ser utilizada em varias edições. A cada temporada, de forma diferente, conduz de maneira singular o visitante até a área de negócios. As etiquetas que identificam todo os matérias expostos também abraçam o viés da sustentabilidade, desenvolvidas em material PET e reciclável.
 
Os volumes em papel também foram repensados. Os materiais impressos de divulgação do Inspiramais foram substituídos por itens em garrafa PET reciclada ou papel reciclado. Já o App do Salão, proporcionou a extinção de diversos informativos como avisos, programação, mapa e lista de expositores, possibilitando o acesso à informação na palma da mão. 
 
O Inspiramais tem entrada gratuita para profissionais do setor e acontecerá no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Informações já podem ser obtidas pelo site www.inspiramais.com.br.