07/04/2025
Curitiba (PR) receberá mais uma vez, nos dias 01 e 02 de outubro de 2025, o Congresso Nacional Moveleiro. Organizado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), o evento será realizado no Campus da Indústria, atuando como uma plataforma de diálogo, inovação e articulação estratégica para o setor moveleiro nacional.
Demonstrando a importância do evento, a edição anterior, realizada em outubro de 2024, foi indicada ao Prêmio Embaixadores de Curitiba. A premiação homenageia eventos que contribuem para o desenvolvimento econômico e turístico da capital paranaense, evidenciando o papel que o Congresso exerce na movimentação de lideranças, ideias e oportunidades em torno da indústria e do mercado de móveis de todo o país.
Mostra Prêmio Design da Movelaria Nacional
Uma das atrações confirmadas para esta edição é a divulgação dos projetos finalistas do Prêmio Design da Movelaria Nacional, lançado durante o 11º Congresso Nacional Moveleiro, no ano passado. Com realização da ABIMÓVEL e apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prêmio ganhará uma mostra exclusiva durante a edição 2025.
Dessa forma, os visitantes poderão conhecer em primeira mão os produtos e soluções que concorrerão à chance de serem expostos no Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália, e em outros grandes eventos internacionais, como a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York (EUA) – resultado de um processo que avalia critérios como inovação, sustentabilidade, ergonomia, bioeconomia, design emergencial, viabilidade industrial e identidade cultural.
Rodadas de negócios internacionais
Reforçando a vocação nacional e internacional do evento, o Congresso contará também com uma edição do Projeto Comprador, organizado pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil por meio do Projeto Brazilian Furniture. A ação reunirá fabricantes de móveis brasileiros e compradores internacionais em rodadas de negócios direcionadas, com foco na ampliação das exportações e no posicionamento estratégico do mobiliário brasileiro no mercado global.
Temas e agenda do setor
Ainda que a programação completa seja divulgada nos próximos meses, já estão definidos os eixos temáticos que nortearão os debates: inovação e competitividade industrial; sustentabilidade como diferencial estratégico; design como elo entre cultura e mercado; diversidade e inclusão nas cadeias produtivas; e internacionalização como caminho para o crescimento sustentável.
“O Congresso Nacional Moveleiro cumpre um papel essencial ao promover a integração entre os diversos elos da cadeia produtiva moveleira. Trata-se de um espaço de troca e construção coletiva, que fornece direcionamentos palpáveis para que ideias sejam materializadas e negócios realizados”, afirma Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL e vice-presidente da FIEP.
Com foco em conteúdo qualificado, articulação institucional e geração de oportunidades, o evento deve reunir representantes da indústria, do varejo, do comércio exterior, do design e do poder público. A expectativa é fortalecer parcerias e gerar propostas concretas para o desenvolvimento do setor moveleiro no Brasil e no mundo.
Mais informações e atualizações estão disponíveis no site oficial: congressomoveleiro.com.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a FIEP
A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) é uma entidade de representação da indústria paranaense, que atua na defesa dos interesses do setor e no fortalecimento da competitividade das empresas. Com sede em Curitiba e unidades em todo o estado, a Fiep promove o desenvolvimento industrial por meio de ações e programas voltados à inovação, capacitação profissional, sustentabilidade, acesso a mercados e tecnologia. A entidade integra o Sistema Indústria, junto ao Sesi, Senai e IEL, oferecendo soluções completas para atender as demandas do setor produtivo, desde a formação de mão de obra qualificada até a busca por melhorias contínuas na gestão e produção industrial.