20/02/2023
Foto: Freepik
Como se comportou e quais as estimativas para o acumulado do ano no mercado de móveis e colchões em 2022? O que podemos esperar para 2023?
Enquanto os institutos de pesquisa e fontes oficiais de consulta reúnem os principais indicadores da indústria nacional, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) acompanha tudo de perto, coletando informações precisas e oportunas sobre produção, emprego, investimentos, comércio exterior, consumo e muitos outros fatores ligados ao setor moveleiro, que são analisados e disponibilizados em primeira mão para seus associados, parceiros e demais atores estratégicos da cadeia madeira e móveis.
Dessa forma, oferecendo projeções, análises e insights por meio de diversos relatórios e demais conteúdos de inteligência comercial e competitiva, um dos pilares da entidade, com o objetivo de compreender as últimas movimentações e o cenário atual com vista a um futuro cada vez mais próspero. Colaborando, assim, com o planejamento e o desenvolvimento das indústrias e do setor moveleiro nacional.
Estimativas levantadas pelo IEMI, empresa de pesquisa de mercado, com exclusividade para a ABIMÓVEL apontam que entre janeiro e dezembro de 2022, a indústria brasileira do mobiliário produziu cerca de 382,5 milhões de peças. O resultado, se confirmado, indica que a produção de móveis e colchões no ano passado ficou em torno de 13,7% abaixo do desempenhado em 2021.
Em receita, a queda estimada em relação ao ano anterior é mais atenuada: -5,7% em valores nominais, com um faturamento de R$ 75,2 bilhões em 2022. Estas são apenas algumas das projeções fornecidas pela ABIMÓVEL na área restrita do site da entidade, de acesso exclusivo aos associados e parceiros: clique aqui se você já é um associado. Possibilitando, então, que empresas e profissionais se antecipem e se planejem de maneira estratégica para responder às necessidades do mercado.
Os estudos e demais materias de inteligência da ABIMÓVEL são também enviados periodicamente para os e-mails cadastrados. Além disso, na área pública do site da entidade — abimovel.com — é possível ter acesso a diversas notícias e informações de mercado, calendário de eventos, além da programação de projetos e ações da entidade e de parceiros. Nesse sentido, vale a pena acompanhar também as redes sociais da ABIMÓVEL.
Afinal, em um ambiente altamente competitivo, estar à frente dos movimentos e tendências de mercado é essencial para garantir tomadas de decisões mais direcionadas para o sucesso das empresas. A inteligência comercial e competitiva é, nesse sentido, uma ferramenta poderosa para obter insights sobre os caminhos do consumo de mobiliário, identificando ameaças e oportunidades potenciais tanto no mercado interno quanto externo, com diversos estudos também voltados a mercados-alvo da indústria brasileira de móveis e colchões.
Essas informações podem ser usadas para ajustar a estratégia de negócios e posicionar as marcas de forma mais competitiva. A entidade também promove programas, reuniões, eventos e workshops para capacitar as empresas parceiras e ajudá-las a se manterem atualizadas e em conformidade com as melhores práticas globais de gestão, produção e comercialização.
Ainda não é associado? Entre em contato e conheça os benefícios de fazer parte da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, entidade representativa e defensora dos interesses do setor moveleiro nacional: abimovel.com/capa/contato.