06/04/2023
A convite do Projeto Setorial Brazilian Furniture, promovido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), formadores de opinião e jornalistas internacionais participaram da DW! Semana de Design de São Paulo 2023. Entre eles, estiveram profissionais de algumas das maiores plataformas de conteúdo voltadas à comunidade do design no mundo, ampliando ainda mais o diálogo e o posicionamento da indústria e do design brasileiro de móveis no mercado global.
A ação faz parte da agenda do Projeto Imagem, em parceria com a organização da DW São Paulo, parte do escopo do Brazilian Furniture, tendo como objetivo promover o intercâmbio profissional, cultural e criativo para fomentar a imagem da indústria brasileira do mobiliário no mercado internacional. Contando, assim, com uma programação imersiva, com diversas atividades, visitas técnicas e bate-papos durante a DW! 2023.
Maior semana de design da América Latina, neste ano a DW! ocorreu entre 11 e 19 de março, conectando marcas, designers, indústrias, lojistas, imprensa, influenciadores e consumidores. Explorando, entre muitos aspectos, a inovação, a economia criativa e o design no setor de móveis, decoração, arquitetura, arte, urbanismo, entre outras importantes áreas do viver. Dessa forma, relacionando-se diretamente aos pilares estratégicos do Brazilian Furniture, voltados à sustentabilidade, competitividade e ao design integrado à indústria.
Editor-sênior da revista canadense Azure Magazine, Stefan Novakovic elogiou a programação organizada pela ABIMÓVEL e pela ApexBrasil para o Projeto Imagem DW! 2023. “Nós aprendemos sobre a história do design brasileiro, desde o início do século 20 até os dias atuais. E, com isso, tivemos uma visão geral, tanto da cultura do design na cidade como do design industrial contemporâneo, além de um contexto cultural e político mais amplo que ajudou a moldá-lo até hoje”, fala o jornalista.
Entre os diversos destaques de sua passagem pela Semana de Design de São Paulo, Novakovic relembra alguns momentos: “Há alguns grandes destaques e um deles é a Galeria Teo, onde temos tesouros incríveis do design brasileiro do meio do século alojados dentro de um edifício que por si só é extraordinário. Além disso, nossa visita ao showroom da ETEL foi um ponto alto da viagem, onde pude aprender sobre a história, mas também sobre o contexto do design brasileiro. A Lissa [Carmona], na ETEL, ter usado a frase ‘o jeito brasileiro de sentar’ para explicar o contexto do design no País, desbloqueou em mim um entendimento maior da sensibilidade do design de móveis brasileiro”.
Sensibilidade que inspirou também o escritor, fotógrafo e curador de design, arte e arquitetura, Paul Clemence, que participou do Projeto Imagem DW! 2023, representando a revista americana Metropolis. “Nós vimos tantas coisas incríveis essa semana, desde as peças lindas na ETEL até a arquitetura bastante inusitada do Edifício Virgínia. Foi um verdadeiro prazer, uma experiência muito educativa e inspiradora ver o poder e a criatividade do design acontecendo no mercado de móveis no Brasil”, fala ele.
O Edifício Virgínia, aliás, foi um dos highlights da Semana de Design de São Paulo neste ano, como enfatizou a jornalista Christina Petridou em seu artigo para a designboom: “Localizado em um terreno de esquina com vista para a Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade, o projeto de retrofit contempla três andares de instalações que dão vida ao icônico edifício abandonado, que data do final dos anos 1940”, diz o artigo.
A jornalista ressalta o papel do projeto, que faz parte de ações de revitalização e humanização do centro de São Paulo, na busca por formas de enfrentar questões ambientais, bem como de acentuar a necessidade de construir uma rede de afetos, por meio de uma experiência multissensorial que estimula a autorreflexão e inspira ideias para a construção de um amanhã mais democrático e sustentável. Leia o artigo completo (em inglês) aqui: “three floors of vivid interventions give life to abandoned building for design week são paulo”.
A instalação no Edifício Virgínia também foi pauta na Dezeen, plataforma americana que é referência para a comunidade de design global, que ressaltou o papel dessas instalações como um legado material da DW!. Veja o conteúdo (inglês) aqui: “Artists and designers fill derelict São Paulo apartment building with installations”.
“Quero agradecer a ABIMÓVEL, a ApexBrasil e o Projeto Brazilian Furniture por nos convidar para ver tudo o que o cenário do design brasileiro tem a oferecer. Também gostaria de agradecer o Lauro Andrade, que fez um ótimo trabalho organizando o Design Weekend São Paulo, reunindo alguns dos melhores talentos de todo o país, todos os melhores materiais, unindo design histórico e contemporâneo de uma forma que realmente ilustra a dinâmica, a indústria e o talento criativo deste país. Estou ansioso para continuar aprendendo mais e mais, e não vejo a hora de estar de volta”, falou o editor da Dezeen, Ben Dreith.
Outra importante plataforma americana a participar da ação, a Wanted Design destacou a visita da jornalista Claire Pijoulat à fábrica da Ornare, onde os profissionais de imprensa puderam explorar um pouco mais sobre a produção de móveis no Brasil, além da passagem por outros importantes projetos e instalações, tais como a Casa Zalszupin, a Feira Na Rosenbaum, o BOOMSPDESIGN, entre outros. “Com certeza voltaremos no próximo ano para continuar a explorar esta vibrante, dinâmica e diversificada comunidade de design de São Paulo”, escreve a jornalista em seu artigo que pode ser lido na íntegra (em inglês) em: “What we saw at Design Weekend São Paulo”.
Às vésperas da Semana de Design de Milão, maior evento do tipo no mundo, a imprensa italiana também esteve presente no Projeto Imagem DW! 2023. Promovendo, assim, a conversação entre semelhanças e diferenças que complementam e pluralizam o design mundial.
“Como italiana, eu acredito que a Itália e o Brasil têm muito em comum no campo do design. A minha favorita é uma arquiteta, que nasceu e foi criada na Itália, mas mudou-se para o Brasil e decidiu ficar. É claro que estou falando de Lina Bo Bardi (…) Eu penso que o legado dos modernistas brasileiros é uma herança que deve ser protegida e iniciativas como a São Paulo Design Weekend podem criar uma ponte entre passado e futuro, desenvolvendo a criatividade no cotidiano presente”, ressaltou a jornalista Giulia Guzzini, que já havia compartilhado um pouco mais de sua visão em artigo para a Elle Decor Itália (em italiano) — “REPORTAGE DALLA SAN PAOLO DESIGN WEEK 2023”.
“Estou verdadeiramente agradecida pela possibilidade de visitar São Paulo e essa fantástica semana de design, permitindo-me explorar e ver lugares de fato fantásticos, descobrindo coisas que não conhecia (…) e aprofundando meu conhecimento nessa cultura extraordinária do design que há no Brasil”, pontuou a jornalista Roberta Mutti, da Design Diffusion.
Pensamento compartilhado por Francesca Rocco, da revista italiana DesignTellers: “Devo dizer que a visita organizada pela ABIMÓVEL e pela ApexBrasil me permitiu ver diversas facetas do design e da cultura brasileira. Uma oportunidade verdadeiramente interessante”.
Dessa maneira, ações como a promovida pelo Brazilian Furniture por meio do Projeto Imagem na DW! 2023, demonstram a importância dessas estratégias para a promoção do setor moveleiro nacional no mercado global, ampliando o diálogo e a visibilidade da indústria e do design brasileiro de móveis no mundo. Próxima parada: Milão, na Itália! Saiba mais: “Brazilian Furniture: conheça as indústrias brasileiras que estarão expondo em Milão neste ano”.
Projeto Setorial Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.
Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com