ALEMANHA: Estudo de Oportunidades para Empresas Brasileiras de Móveis com Potencial e Exportadoras

14/01/2022

A imm Cologne, feira de móveis alemã que ocorreria entre 17 e 23 de janeiro de 2022, com a participação de empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, teve de ser adiada para 2023, em virtude do aumento no número de casos da nova variante de Coronavírus, a Ômicron, na Europa e outros continentes. Apesar do adiamento do evento, porém, a Alemanha continua sendo um dos mercados-alvos do projeto liderado pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem como foco a internacionalização da indústria e do design de móveis brasileiro.  

Quarta maior economia do mundo, a Alemanha ocupa o primeiro lugar na “categoria complexidade” — o qual utiliza a pauta exportadora de um país para medir a sofisticação tecnológica da produção —, além de ser o segundo maior mercado consumidor de móveis e colchões do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, principal destino das exportações brasileiras no setor. 

As informações são do Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras – Edição Alemanha”, desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado com exclusividade para os associados do Projeto Brazilian Furniture. Parte de uma série de relatórios de inteligência comercial e competitiva organizadas pela ABIMÓVEL e pela a ApexBrasil, o estudo tem por referência dados estatísticos atualizados e projetados a partir de consultas a uma extensa lista de fontes oficiais, nacionais e internacionais.

 

Oportunidades e peculiaridades para os móveis brasileiros no mercado alemão

Quando se trata da indústria de móveis alemã, esta é majoritariamente direcionada ao mercado interno, prevalecendo o trabalho mecanizado realizado por médias e grandes empresas. 

O consumo interno aparente de móveis no país, isto é, a disponibilidade interna dos produtos, foi de aproximadamente US$ 22,3 bilhão em 2020, 39,9% do total produzido. Número que contribuiu para um aumento de 3,1% no período de 2016 a 2020. Quando comparado com 2019, no entanto, considerando o impacto da pandemia no país, houve queda de 6,8%. 

Além destes, outro indicador bastante interessante pode ser extraído dessa relação construída para o consumo aparente na Alemanha: a participação das importações. Em 2020, 43,8% do consumo interno aparente de móveis e colchões no país foi suprido pelas importações, o que representa um aumento de 6,1% em relação ao ano de 2016. 

Disto isto, a Alemanha se mostra um mercado atraente para as grandes e médias empresas que se interessam em atuar em outros mercados para além do Brasil, uma vez que as importações de móveis no  país têm permanecido em um patamar positivo ao longo dos últimos anos.

O que exige, porém, experiência do exportador para acessar esse mercado, que conta com  oportunidades, mas também com peculiaridades, demonstrando um alto nível de competitividade e exigência, especialmente no que se refere a produtos que envolvam maior tecnologia e industrialização em sua produção.

Nesse sentido é importante ressaltar, contudo, que dentre os principais fornecedores de móveis para a Alemanha, o Brasil é um dos países que praticam o menor preço médio nas exportações de móveis e colchões (US$ 3,13/kg). Com um valor, portanto, 7,2% menor que a média de preço geral (US$ 3,38/kg), mas, ainda assim, 6,1% maior que o preço praticado pela Polônia (US$ 2.95%/kg), principal origem das importações alemãs nessas categorias. 

 

E como a indústria brasileira de móveis pode atender às expectativas, necessidades e demandas desse mercado que se mostra bastante interessante para empresas moveleiras com potencial exportador?

De uma forma geral, por conta da prática de preços reduzidos, é possível que os produtos brasileiros atendam as demandas locais de produtos de menor valor agregado, dentre outras possibilidades exploradas com exclusividade no “Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras – Edição Alemanha”.

Se você ainda não tem acesso, associe-se ao Brazilian Furniture e confira a versão completa deste e outros estudos com dados, informações, tabelas, gráficos e análises de especialistas, fundamentais para o planejamento estratégico do seu negócio: brazilianfurniture.org.br/intranet

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global. 

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

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Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

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