Brasilidade na vitrine global: conheça os detalhes do Espaço BRASIL no Salão do Móvel de Milão 2025

04/04/2025

A contagem regressiva já começou para o Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão)! De 08 a 13 de abril, o “Espaço BRASIL” ocupará uma área de 970m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera, reunindo indústrias e designers que levam toda a brasilidade em cores, texturas, materiais, técnicas e a sustentabilidade tipicamente brasileira a um dos maiores eventos de design no mundo.

Promovido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Brazilian Furniture, o espaço recebe o trabalho de diversas empresas e profissionais brasileiros em diferentes ações.

A cenografia assinada pela Estojo articula a interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, refletindo a diversidade de materiais e o compromisso com processos de produção de baixo impacto ambiental. Representando essa convergência entre o construído e o natural, o Espaço BRASIL contará ainda com uma árvore posicionada ao centro. Mais do que um símbolo estético, esse elemento ressalta o papel da biodiversidade no processo criativo e produtivo nacional.

Fator que deverá ser visto e sentido também nos produtos expostos, que ressignificam não só a madeira brasileira – reconhecida no mundo todo por sua resistência, veios, curvas e calor –, mas também introduzem materiais inovadores e outras formas de explorar com responsabilidade os recursos naturais.

São exemplos as fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para revelar texturas singulares, tramas tradicionais redescobertas ou reinventadas, tecidos orgânicos e couros produzidos de maneira sustentável – elementos que compõem uma paleta sensorial e inovadora, elevando o design a um novo patamar de diálogo entre a natureza e a tecnologia. Tal conceito responde ao tema da campanha do iSaloni para esta edição – “Thought for Humans” –, destacando o design voltado à experiência humana, considerando desafios como inclusão e usabilidade, a multifuncionalidade dos espaços e o uso de recursos renováveis. 

“Estamos observando cada vez mais a demanda por produtos que equilibrem design, bioeconomia, inovação tecnológica, sustentabilidade e bem-estar. E o Brasil, sem dúvida, tem muito a oferecer nesse sentido, ao unir uma rica diversidade de recursos naturais, com um olhar criativo, design afetivo e capacidade industrial para entregar soluções inovadoras, com matérias-primas singulares e desenho original para compradores e consumidores de diferentes partes do mundo. Levando, portanto, conforto, segurança e aconchego visual aos espaços. E é isso o que mostraremos em Milão neste ano”, pontua a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

 

O que as marcas brasileiras levam à Milão?

Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – contarão com áreas exclusivas de exposição no Espaço BRASIL.

Empresa jovem e de ideias inovadoras, a ArboREAL se destaca pela premissa de valorizar o que a natureza tem de mais belo e único. São peças singulares, que resultam do domínio de técnicas aplicadas por mestres artesãos ao respeitar o traçado, a textura e as curvas da madeira brasileira. Já a byKamy é referência em tapetes de alta qualidade e design, tendo na inovação, na sustentabilidade, no artesanato, bem como na pluralidade artística e cultural seus grandes diferenciais.

Levando o “tropicalismo” para Milão, a IBTW - In Between foca na relação entre utilidade e beleza, prezando por um visual clean e elegante, com uma pitada de brasilidade e aconchego para ambientes externos. Focando num design para unir as pessoas, a Modalle desenvolve peças exclusivas, que transcendem o conceito de um simples objeto para se tornar uma expressão única de elegância, delicadeza e criatividade. Já a St. James tem como missão fazer da casa um ambiente cada vez mais agradável, cercado de beleza e significado, tendo na prata seu principal veículo para a concepção de objetos de decoração e utilidade. 

Com um compromisso firme com a sustentabilidade e design reconhecido internacionalmente, a Century é referência em estofados que combinam conforto, estilo e responsabilidade ambiental. A CGS também une tradição e excelência em móveis, focando em qualidade, compromisso com o alto padrão e design original, investindo em parcerias criativas com profissionais de relevância no setor. 

Além das áreas de exposição exclusivas, a Century, a CGS e a byKamy levam suas peças também ao Lounge Brasil, um ambiente para receber, interagir e relaxar durante o evento, que contará, ainda, com peças da Móveis James, marca que conta com linhas de alto padrão para diferentes ambientes domésticos e corporativos.

 

Mostra ‘Design + Indústria’ reúne o melhor da indústria e do design brasileiro contemporâneo

A ABIMÓVEL e a ApexBrasil realizam também mais uma edição da mostra “Design + Indústria” no Salone del Mobile.Milano. Uma das mais aguardadas atrações brasileiras durante o evento, a ação — fruto das articulações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture — reúne o trabalho de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de diferentes regiões do Brasil, conectados por meio do programa que dá nome à mostra, resultando em peças autorais e atuais, exibidas com curadoria de Liana Tessler e cenografia também assinada pela Estojo.

 

Brasil no Fuorisalone 2025: Visite a mostra ‘Chuva do Caju’

Já no Fuorisalone, circuito de eventos realizado de 07 a 13 de abril nos principais distritos da cidade – considerada a meca do design mundial –, o Brasil levará mais uma vez sua tradicional exposição à mostra organizada pela INTERNI na Università degli Studi di Milano, ampliando a mensagem da indústria e do design brasileiros ao apresentar soluções inovadoras em mobiliário, decoração, iluminação e novos conceitos de integração com o usuário.

Entre as ações no iSaloni e no Fuorisalone, mais de 90 marcas brasileiras levarão à Itália a força criativa e produtiva do nosso país. Fique de olho e viva essa experiência cheia de inovação, brasilidade e originalidade!

 


 

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.

Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ 763,02 milhões em exportações de produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.

Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br

 

Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros. 

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com