26/01/2023
Há apenas 20 dias da realização da Expo Mueble, que ocorre entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2023, em Guadalajara, no México, as equipes da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira das Indústrias do Mobiliário), idealizadoras do Projeto Setorial Brazilian Furniture, trabalham nos últimos detalhes para a execução de ações exclusivas por lá, reunindo dezenas de empresas brasileiras do setor do mobiliário, que terão acesso e poderão negociar diretamente com compradores qualificados de diversas partes do mundo, especialmente da América do Norte e da América Central.
Além das 18 empresas que estarão expondo no evento, em espaços pensados para destacar a brasilidade e qualidade do nosso design, materiais, tecnologia e sustentabilidade; outras 18 marcas juntam-se a elas na Missão Comercial México, participando de rodadas de negócios estrategicamente organizadas pela equipe do projeto para a promoção do networking entre as indústrias brasileiras e esses compradores internacionais.
Os resultados tanto das participações nas feiras quanto nas rodadas de negócios são significativos no que diz respeito ao esforço das empresas brasileiras em expandirem as operações no exterior, ampliando a competitividade, integrando-se ao circuito global e colaborando também para estreitar o relacionamento e as vendas para mercados-alvo da nossa indústria, tal qual o mexicano.
A receita das exportações brasileiras de móveis e colchões para o México subiu de US$7,4 milhões em 2021 para US$ 8,8 milhões em 2022, aumento de mais de 18,4%. O valor é, ainda, quase 55% superior ao exportado em 2019 (US$5,6 milhões), ano pré-pandemia.
Apesar do aumento no montante exportado em receita, as vendas do setor para o país experimentaram leve retração de aproximadamente 6,9% em volume na passagem de 2021 para 2022. No ano passado foram exportadas mais de 4,6 toneladas em móveis prontos e colchões fabricados no Brasil para o México, em comparação a pouco mais de 5 toneladas em 2021. Ao compararmos com 2019, contudo, o crescimento foi de mais de 51,1%. Na série histórica dos últimos cinco anos, o salto é de 57,3%.
Além do mercado mexicano, a participação das empresas associadas ao Brazilian Furniture na Expo Mueble também é estratégica ao considerarmos a proximidade com os Estados Unidos, principal mercado importador dos móveis brasileiros, correspondendo a mais de 35% do total exportado pela indústria moveleira nacional em 2022.
Conheça as empresas que estarão expondo na Expo Mueble e também participam da Missão Comercial México:
Artely
Artesano
Bertolini
Carolina Baby
Colibri
DAF
De Lavie (Treboll)
Gebb Work
Herval
Kits Paraná
Móveis Estrela (ME Gonçalves)
Moval
Mundo Móveis
Nicioli
Robel
Ronega
Rudnick
Tramontina
Participam exclusivamente da Missão Comercial México:
Araplac
Brisa Casa
Caemmun
Century
Demóbile
DJ Móveis
Genialflex
Independência Móveis
Iummi
Jmarcon
Linea
Luapa
Multimóveis
Pikolin
Poliman
Poquema
Rufato
Telasul
Expo Mueble 2023
Quando? 15 a 18 de fevereiro de 2023
Onde? Expo Guadalajara – México
Saiba mais: expomuebleinternacional.com.mx
Projeto Setorial Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.
Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.
O projeto foi renovado para o biênio 2023-2024, mantendo a estratégia focada nestes três principais pilares como elementos de agregação de valor do setor no comércio exterior. Para os próximos dois anos, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas e compradores internacionais.
Destaques do plano de trabalho 2023-2024:
Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.