CASA BRASIL NOVA YORK 2022: o móvel brasileiro em destaque num dos maiores palcos do design no mundo

31/03/2022

Após os resultados alcançados durante as ações realizadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture em Nova York no ano passado, a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário anunciam a mostra CASA BRASIL NOVA YORK 2022, entre os dias 11 e 25 de maio, com mais setores envolvidos e uma curadoria contratada especificamente para a ação. O evento ocorre em paralelo à ICFF – The International Contemporary Furniture Fair, maior vitrine para o design de móveis contemporâneos na América do Norte. 

Em uma localização privilegiada no SoHo — famoso distrito de design nova-iorquino —, entre as ruas Broadway e Mercer, região com alto fluxo turístico, a CASA BRASIL NOVA YORK será realizada em formato de mostra, colocando os produtos, os materiais, a sustentabilidade e o design brasileiro integrado à indústria em foco.

Tendo como tema o conceito “Brasil in Natura, terra adentro”, com curadoria de Natasha Schlobach, o espaço contará com uma estrutura robusta e diversa, tanto para receber visitantes quanto para a realização de diferentes atividades, incluindo rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais, ações de relacionamento com a imprensa, além da promoção da arte e da gastronomia brasileira. 

A CASA BRASIL NOVA YORK 2022 é realizada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado do Brasil em Nova York e importantes entidades setoriais ligadas à casa, à decoração e à construção: ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário; ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea; ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação; ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres; CENTROROCHAS – Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais; e IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos.

 

Direção da ABIMÓVEL em visita à sede da ApexBrasil, em Brasília (DF), no dia 29 de março. As equipes se reuniram para tratar das ações do Projeto Setorial Brazilian Furniture, incluindo detalhes da realização da CASA BRASIL Nova York 2022 (em maio) e da participação no 60º Salone del Mobile.Milano (em junho), entre outros importantes assuntos relativos à internacionalização da indústria brasileira de móveis. Nas fotos (sentido horário): Maria Paula Sobral Velloso, gerente da indústria e serviço da ApexBrasil; Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL; Augusto Souto Pestana, presidente da ApexBrasil; e Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.

 

Os presidentes da ApexBrasil (esq.), Augusto Souto Pestana, e da ABIMÓVEL (dir.), Irineu Munhoz, posam ao lado da Adega Cacho (desenvolvida pela Choque Design e a Móveis James), vencedora da categoria Gold, no iF Design Award 2021, conhecido como o Oscar do design mundial.

 

Made in Brazil

O “Espaço Brasil em NY”, organizado pela ApexBrasil e pela ABIMÓVEL no ano passado, levou mais de 20 empresas brasileiras à Nova York. Movimentando, por meio de Missão Comercial, mais de US$ 10,7 milhões entre negócios imediatos e prospectados para os próximos 12 meses, a partir de 775 reuniões com compradores internacionais qualificados dos Estados Unidos, Canadá e México. 

Com objetivo de promover o móvel e outros produtos brasileiros de alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, a edição de 2022 será ainda mais abrangente, buscando aproximar e promover marcas brasileiras dos setores da Casa & Construção no mercado internacional, conectando-os a potenciais compradores da América do Norte e América Central. Mapeando tais mercados e criando, dessa forma, a possibilidade de conquistar novos clientes nessas regiões durante a ação.

A estimativa é contar com a participação de até 40 empresas brasileiras de diversos setores, dobrando a ação realizada no ano passado. O perfil inclui empresas exportadoras com perfis intermediários, experientes ou internacionalizadas.

 

Oportunidades para os produtos brasileiros nos EUA

Além de serem a maior economia do mundo, os Estados Unidos são também o principal mercado importador de móveis brasileiros no planeta. Em média, 35% das atuais exportações nacionais no setor têm como destino o país norte-americano.

Segundo o “Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras do Setor Moveleiro – Edição Estados Unidos”, realizado como parte das ações de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture, o Produto Interno Bruto americano em 2021 foi de US$ 20,9 trilhões. Levando o país a ocupar a quinta posição entre os maiores PIBs per capita no mundo.

Os dados levantados pelo IEMI – Inteligência de Mercado para o estudo, ainda, demonstram que os Estados Unidos não aplicam tarifas aduaneiras em boa parte dos produtos que compõem o mix de móveis prontos exportados pelo Brasil. Além disso, o país não possui nenhuma Barreira Não Tarifária (mais restritiva) para empresas e produtos brasileiros. Este cenário representa um grande estímulo para os exportadores do setor aumentarem sua participação no mercado americano, hoje equivalente a 0,5% das compras totais dos Estados Unidos.

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
 

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

 

id; $dir = $diretorio."/".$caminho; $lDisparaScript = 0; if (file_exists($dir)){ $lDisparaScript = 1; //echo $dir ; ?>