01/03/2024
Conheça as oportunidades no país
O Chile tem se consolidado como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, impulsionando o acesso à moradia e bens de consumo para sua população. Dentre esses bens, os móveis ganham uma participação importante, com as famílias destinando, em média, 5,25% de sua receita para a categoria.
Os indicadores são apresentados no “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Chile”. A edição atualizada do estudo traz dados consolidados da economia, do consumo interno, bem como das exportações e importações de móveis no mercado chileno, ajudando-nos com análises e projeções para apoiar o planejamento estratégico das empresas brasileiras que buscam ampliar o posicionamento e as vendas no país. O estudo é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e está disponível na área de associados no site do projeto: brazilianfurniture.org.br/intranet.
Indicadores apontam para um crescimento expressivo na demanda por móveis e eletrodomésticos no país, induzido pelo aumento do padrão de vida e pela expansão do mercado consumidor. Ao mesmo tempo, a produção local desses itens ainda é limitada, o que abre oportunidades para exportadores estrangeiros, especialmente do Brasil, maior produtor de móveis da América Latina.
Em 2022, as importações chilenas de móveis e colchões totalizaram US$ 591,8 milhões. Um valor 22% menor do que no ano anterior — quando o país bateu recorde em importações —, mas 35,4% superior em comparação com 2018 (período de atenção do estudo).
Nesse contexto, dados estatísticos levantados para o Projeto Brazilian Furniture revelam um panorama interessante para a indústria brasileira: as exportações de móveis e colchões brasileiros para o Chile acompanham essas tendências. A atividade registrou um pico em 2021, alcançando um resultado duas vezes maior do que a média do período e 162% superior em relação ao ano anterior, chegando a US$ 109,2 milhões no ano. Em 2022, porém, houve queda de 50,3%, seguindo a tendência geral no setor, mas ainda se mantendo acima dos níveis pré-pandemia.
Dessa forma, as exportações brasileiras para o Chile têm mostrado uma evolução notável. Entre 2018 e 2022, o avanço foi de 57,6%, saindo de US$ 34,4 milhões para US$ 54,2 milhões.
Oportunidades para os móveis brasileiros no Chile
Diante desse contexto, o acordo de livre-comércio entre o Chile e o Mercosul, que, entre muitos pontos, eliminou tarifas aduaneiras para o comércio de móveis entre os países membros, representa um estímulo ainda maior para os exportadores brasileiros aumentarem sua participação no mercado chileno.
Para garantir uma posição sólida nesse mercado em expansão, todavia, é essencial que as empresas brasileiras ofereçam produtos de qualidade, competitivos em preço e alinhados às demandas dos consumidores chilenos. Além de preço, aspectos como sustentabilidade ambiental, design diferenciado e valor agregado são cada vez mais valorizados pelo público local.
Com um potencial de crescimento a curto e médio prazos estimado em US$ 57,6 milhões, as exportações brasileiras para o Chile representam uma oportunidade estratégica para empresas do setor moveleiro, especialmente aquelas de médio e pequeno porte, que buscam expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais.
Mais oportunidades: Brazilian Furniture promove Missão Comercial Chile 2024
Com um mercado tão estratégico, aliás, a ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil convidam os empresários que desejam fazer parte da próxima Missão Comercial Chile, que ocorrerá em Santiago de 23 a 26 de julho de 2024, a manifestarem interesse em participar da referida ação, organizada por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
A Missão Comercial visa estreitar laços entre as indústrias brasileiras de móveis e compradores não apenas do Chile, mas também de outros países da região, que é um dos principais mercados-alvo da indústria brasileira, tanto pela proximidade geográfica e cultural quanto pelo seu perfil importador e potencial de consumo.
Aqueles que queiram fazer parte da ação devem participar da Consulta de Interesse, inscrevendo-se no link abaixo até o dia 04 de março. Vale ressaltar que somente as empresas associadas que estejam em dia com suas obrigações documentais e financeiras serão elegíveis.
Para mais informações e inscrições, acesse: Link de Inscrição
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com