27/06/2022
A confiança avançou em 20 setores industriais, recuou em oito e permaneceu estável em um, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) – resultados setoriais de junho da CNI – Confederação Nacional da Indústria.
O indicador subiu em todos os setores, regiões do Brasil e portes (pequenas, médias e grandes empresas) na comparação com maio. Foram ouvidas 2.191 empresas, sendo 867 de pequeno porte, 798 de médio porte e 526 de grande porte, entre 1º e 9 de junho.
Os setores mais confiantes são: produtos diversos, calçados e suas partes, impressão e reprodução de gravações, confecção de artigos do vestuário e acessórios, além de extração de minerais não metálicos. Em todos eles, o ICEI está acima de 60 pontos. Esse índice varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Quanto mais acima dessa linha, maior e mais disseminada é a confiança.
Entre os 20 setores com alta na confiança, as maiores altas na comparação com maio foram registradas nos setores: produtos de borracha (+7,9 pontos), produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (+7,2 pontos) e produtos têxteis (+4,6 pontos).
Em oito setores a confiança recuou, principalmente nos setores: Biocombustíveis (-2,3 pontos), Couro e artefatos de couro (-2,2 pontos) e Obras de infraestrutura (-2,2 pontos). Mesmo assim, o indicador desses setores está acima de 50 pontos.
*Com informações da CNI.