13/05/2021
Com a gestão sustentável tornando-se ponto essencial para a consolidação de negócios no mercado internacional, o SIMB oferece a oportunidade de empresas moveleiras adotarem práticas mais adequadas e em simetria com as demandas globais
“Assumir a realidade brasileira e mostrar que o setor do mobiliário nacional conhece seu contexto e que está trabalhando de forma ágil e constante na sua transformação. Este é um dos principais propulsores do SIMB - Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário”, afirma a diretora executiva da ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, Cândida Cervieri. O programa conta hoje com cerca de 60 empresas moveleiras dentro do processo de aprimoramento da gestão sustentável.
Em sua terceira fase (2021/2022), o SIMB segue cada vez mais estratégico e focado tanto no diagnóstico quanto na busca das melhores práticas para cada um de seus participantes, devendo ser contemplado com a estruturação de um “Centro de Informações sobre Práticas Sustentáveis” muito em breve.
Iniciado em 2017, junto às empresas participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture — fruto da parceria entre a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos —, o SIMB tem como um dos seus principais objetivos fomentar e apoiar iniciativas que aproximem os elos da cadeia produtiva. Dessa forma, gerando sinergias, potencializando as vantagens comparativas relacionadas ao setor de base florestal e promovendo maior consumo de madeira certificada de manejo florestal sustentável.
Questões que, consequentemente, colaboram para a maior inserção da indústria moveleira brasileira no mercado mundial, sobretudo agora, em que a produção e gestão sustentáveis colocam-se como um dos maiores critérios de competitividade global.
Com isso, busca-se transformar o SIMB em uma evidência de qualidade para as marcas moveleiras. A empresa, ao participar do programa, mostra que está de acordo com uma gestão sustentável e que a cada ano aprimora mais suas boas práticas. Destaca-se também que o SIMB procura transmitir para os mercados compradores internacionais um forte compromisso do Brasil com a evolução contínua da gestão sustentável no setor.
Para isso, faz-se necessário abordar a sustentabilidade como um processo de aprimoramento da prática da gestão em suas três principais vertentes: econômica, social e ambiental. Nesse sentido, um dos mais importantes passos dados pela ABIMÓVEL foi o de aderir ao Fórum do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, ONU. A adesão foi realizada no final de 2018, no mesmo dia em que a Apex-Brasil também oficializou a sua associação.
Outro importante movimento foi a busca por compreender as políticas estratégicas e linhas de ação que deveriam ser empreendidas, observando a cadeia produtiva madeira e móvel, o mercado mundial e as melhores práticas de mercado. Dessa maneira, a metodologia do programa focou em alguns pilares de trabalho a partir da realização de um diagnóstico das empresas do Projeto Brazilian Furniture, permitindo que elas se autoavaliassem e, imediatamente, recebessem um Plano de Ação adequado para melhor ampliar a capacidade de gestão sustentável, ampliando, assim, a sua competitividade internacional.
Já a etapa do SIMB 2019/2020, concluída em dezembro passado, envolveu o aprofundamento em pesquisa e dados de base secundários para a elaboração de alguns produtos e a readequação da estratégia devido ao cenário da pandemia. Agora, em sua atual fase, que segue até o final de 2022, tornou-se evidente a necessidade também de investimentos em marketing para conseguir mobilizar as empresas do Projeto Brazilian Furniture a não somente aderirem ao SIMB, mas também a participarem das iniciativas de diagnóstico, plano de trabalho, capacitação e parcerias, além de investimento de esforços em CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), para garantir um contato mais efetivo junto às empresas associadas.
Para isso, são previstas as seguintes etapas:
Estratégia;
Ampliação da Plataforma de Diagnóstico;
Continuidade do Programa de Capacitação;
Articulação de Parcerias;
Plano de Comunicação;
Manual de Exportação;
Implementação do EcoSelo;
Relatórios de emissões de GEEs;
Programa de Economia Circular para a Indústria do Mobiliário.
Além de ter um Plano de Trabalho, o SIMB conta também com um corpo técnico e de consultores que atuam na construção e implantação de cada ação a ser desenvolvida, além de uma Plataforma de Diagnóstico, que está sendo aperfeiçoada em função das demandas e funcionalidades exigidas pelo momento.
O Centro de Informações sobre Práticas Sustentáveis, em processo de estruturação, tem como objetivo ajudar a incrementar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional, tornando o acesso à informação e às pautas internacionais relacionadas à sustentabilidade mais fácil e prático aos participantes do SIMB e do Brazilian Furniture. Norteando e divulgando, ainda, diretrizes a serem seguidas pelas empresas associadas, bem como atuando na defesa de questões estratégicas para o setor moveleiro em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A cada ciclo de dois anos, a equipe organizadora do SIMB reavalia as atividades com os parceiros e fábricas, sempre com o olhar no mercado global, na agregação de valor, na melhoria da gestão, na diferenciação em design e na evolução do posicionamento da indústria no mercado.
Para participar dos projetos da ABIMÓVEL, tais como do Brazilian Furniture e das ações do SIMB, é necessário que as indústrias sejam associadas à entidade. Ao se associar, elas terão acesso a um portfólio de ações, produtos, serviços, estudos de inteligência comercial, além de outros diversos apoios e serviços.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: Thaís Laurindo | press@abimovel.com | +55 14 99857-0108