08/09/2023
Celebrando 30 anos desde sua humilde fundação, a empresa conquistou destaque na competição com o aparador Parahyba, em homenagem às belezas naturais do estado
Completando três décadas desde sua fundação, literalmente no fundo de um quintal, e vinte anos desde sua constituição jurídica, a Real Marcenaria conquista agora mais um marco significativo em sua jornada: a empresa recebeu a “medalha de prata” na categoria “Home” do prestigiado MUSE Design Awards 2023, com o Aparador “Parahyba”, desenvolvido em parceria com o designer cearense Érico Gondim.
A criação é inspirada nas belas praias paraibanas, estado nativo da Real Marcenaria, materializando toda a potencialidade da indústria de móveis da região Nordeste do Brasil, que vem ganhando mercado com a autenticidade do design e a qualidade das matérias-primas reconhecidas internacionalmente.
“Para nós que fazemos a Real Marcenaria, este reconhecimento é motivo de regozijo. Nossa empresa passou por muitos desafios ao longo dessas três décadas, desde seu início humilde. Esta premiação coroa nosso trabalho árduo e dedicação, mostrando que estamos trilhando o caminho certo”, fala João Paulo Ferreira Rosa da Silva, diretor administrativo da empresa.
A premiação também destaca a parceria frutífera com o designer Érico Gondim, que assina a peça. Silva enfatiza que este é apenas o começo de uma colaboração promissora: “É o início de uma grande parceria que acreditamos trará frutos comerciais em breve!”. O designer também demonstra entusiasmo: “Para um designer, conquistar um prêmio antes mesmo do produto entrar no mercado é importante como um atestado de originalidade e potencialidade de sucesso de inserção mercadológica. Mais do que a relevância internacional é a validação e confiança da parceria com a empresa que apostou no projeto”.
A jornada criativa do aparador Parahyba
Mas o que torna o aparador Parahyba tão especial, alcançando destaque em meio a mais de 85 mil projetos inscritos no projeto por empresas e profissionais de 112 diferentes países? Com suas formas orgânicas e sinuosas, o produto é projetado em metal, MDF, espelho e palha em trama, refletindo a brasilidade, a regionalidade e toda a riqueza natural e cultural em torno delas. Dessa forma, distinguindo-se de forma alegre, ao mesmo tempo em que elegante e única no mercado de móveis para a casa.
“Um dos pontos de partida para a criação do aparador foi justamente trazer para o objeto de mobiliário as referências das riquezas geográficas e naturais de seu local de origem, a Paraíba. Esse estado tropical do Nordeste do Brasil, que tem esse nome de origem provinda do Tupi, língua dos habitantes indígenas tradicionais que ali viviam e que significa rio ou mar da região de difícil navegação”, explica o designer Érico Gondim.
O trançado artesanal de palha no artesanato e arquitetura, os encontros da vegetação praiana e de mata atlântica com as águas de rio e mar típicas da região constituíram as bases projetuais, formais e de materiais da peça, inscrita no MUSE Design Awards como parte das ações de motivação do PDCIMob: Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário do qual a Real Marcenaria faz parte.
A iniciativa é idealizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tendo como linha de trabalho uma série de ações com foco no amadurecimento setorial e digital de micro e pequenas empresas moveleiras, bem como na melhoria da competitividade e na aproximação comercial.
“O PDCIMob tem sido uma importante ferramenta para fornecer o alicerce necessário e assim darmos os próximos passos consolidando os pontos fortes, melhorando os fracos e criando novas oportunidades. Estamos muito satisfeitos com o tempo investido nas ações do programa, temos amadurecido e principalmente ampliado os horizontes. Esperamos que logo, logo isso seja traduzido na conversão de negócios e acesso a novos mercados, melhorando nossa competitividade e trazendo desenvolvimento. Trata-se, sem dúvida, de um projeto relevante para emergir as capacidades e potencialidades das micro e pequenas empresas da Paraíba e dos estados participantes do programa”.
Ele continua: “As ações desenvolvidas por meio do projeto desempenharam um papel fundamental no sucesso da Real Marcenaria no MUSE Design Awards. Elas ajudaram a ampliar os horizontes, promover novos produtos e fortalecer a marca. A colaboração com consultores de alto gabarito, como Dimitri Lociks, e designers talentosos, como Érico Gondim, impulsionam a qualidade e a inovação do nosso portfólio”, finaliza.
É importante ressaltar que a empresa carrega uma arraigada cultura associativista, semeada pelo menos desde 2003, participando de diferentes ações da ABIMÓVEL, do SEBRAE e da Amap (Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba) ao longo dos anos. “Foram muitos os frutos que pavimentaram nossa trajetória até aqui, sempre juntos pensando no setor. Por isso também dedicamos essa premiação a todos que arduamente lutam para uma indústria moveleira mais forte e unida na Paraíba e no Brasil”, enfatiza João Paulo Ferreira Rosa da Silva.
Brasil é destaque no MUSE 2023
Além da Real Marcenaria e do designer Érico Gondim,com a prata na categoria “Home”, mais quatro empresas e designers brasileiros se destacaram no MUSE Design Awards 2023. São eles: House Garden em parceria com o Studio Alfama e a designer Elayne Moraes, com dois ouros nas categorias “Móveis Outdoor” e “Seating & Comfort”; dopo studio e Emerson Borges, também com dois ouros, desta vez na categoria “Tables & Desks”; Mill Móveis e Elias Petruço com o Gold na área de “Cozinhas”; e Zarat Estofados em parceria com Murilo Muller, prata na categoria “Seating & Comfort”.
Continue nos acompanhando para ficar por dentro dos detalhes das peças vencedoras.
Sobre o PDCIMob
O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Estruturado em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o PDCIMob tem como objetivo principal a aprimoração da eficiência nas operações das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todas as etapas da gestão, produção e comercialização. Ao promover a integração da indústria, a iniciativa visa fortalecer a competitividade, impulsionar a inserção no mercado nacional e internacional, estimulando também a colaboração entre os diversos elos da cadeia moveleira. Desempenhando, dessa forma, um papel estratégico na capacitação, na profissionalização e na expansão sustentável das empresas de móveis no Brasil.