12/07/2024
As exportações de móveis e colchões apresentaram mais uma ascensão notável em maio de 2024: +15,1% em relação a abril. Totalizando US$ 68,4 milhões apenas no quinto mês do ano.
O aumento marca a quinta alta consecutiva na atividade, sublinhando a estratégia de internacionalização das indústrias brasileiras de mobiliário.
As informações são apresentadas pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) a partir de levantamento realizado pelo IEMI com exclusividade para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, idealizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Além do salto mensal, os resultados acumulados de janeiro a maio de 2024 mostram um crescimento de 0,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, pontua que a diversificação de mercados e o investimento em novas tecnologias, bem como em design e práticas sustentáveis, têm sido cruciais para o sucesso das exportações. “Empresas brasileiras têm se destacado em todas as regiões do mundo, desde à América Latina e América do Norte até o continente europeu e o Oriente Médio, sobressaindo-se pelo design original e o apelo sustentável de nossas peças e processos produtivos”, fala Munhoz.
Mercados-alvo
Nesse contexto, os Estados Unidos se mantiveram como o principal mercado importador, absorvendo 31,2% das exportações ao longo dos cinco primeiros meses do ano (janeiro-maio), equivalentes a US$ 91,197 milhões.
O Uruguai e o Chile também se destacaram, com participações de 9,5% e 8,3%, respectivamente. Outros países como Reino Unido, França e México também aparecem entre os dez principais destinos do mobiliário brasileiro. O interesse crescente desses mercados reflete a força da indústria brasileira, que é a maior produtora de móveis da América Latina e a sexta maior globalmente.
Para impulsionar ainda mais essas relações comerciais durante o segundo semestre do ano, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil organizam Missões Comerciais em mercados-chave para o setor moveleiro nacional. Entre os próximos dias 23 e 24 de julho, a Missão Comercial Chile será realizada em Santiago, contando com a participação de 32 indústrias brasileiras associadas ao Projeto Brazilian Furniture, que poderão negociar diretamente com 15 compradores sul-americanos criteriosamente selecionados por meio do projeto.
Já entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, o Brazilian Furniture segue para o outro lado do oceano, na Missão Comercial Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A ação será uma oportunidade estratégica para as indústrias brasileiras penetrarem de forma ainda mais robusta nos mercados da região, reunindo compradores de diversos países.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 170 empresas participam do projeto.
Em 2023, a indústria brasileira de móveis foi a sexta maior produtora e a 28ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de US$ 830,7 milhões em produtos prontos comercializados para cerca de 180 países.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com