Entrevista Moreira do Valle: o design sustentável e inovador do Brasil na Semana de Design de Milão 2022

03/06/2022

O crítico de arquitetura inglês Reyner Banham afirmou nos anos 1960, que o primeiro país a criar com formato caracterizado “um estilo nacional de arquitetura moderna” foi o Brasil.

Lugar onde arquitetos como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Vilanovas Artigas, Lúcio Costa, entre outros grandes nomes, se destacaram e inovaram, desde do mobiliário até a grandiosa arquitetura da nova capital nacional, idealizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Eleita como um marco da arquitetura e urbanismo moderno brasileiro, a importância da construção de Brasília é reconhecida mundialmente por ter se tornado uma das maiores criações arquitetônicas da história, considerada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

E é este conceito progressista e único que veremos na participação brasileira na Semana de Design de Milão 2022!

Com o objetivo de homenagear essa grandeza e levar ao mundo um pouco mais da nossa brasilidade aplicada em produtos e espaços com estilo modernista, materiais naturais e toda a singularidade do design e da cultura brasileira, que a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário prepara importantes ações na Itália durante os dias 06 e 12 de junho, por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, projeto de incremento às exportações e internacionalização do móvel brasileiro em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. 

Entre elas, destaque para a participação de nove empresas brasileiras na 60ª edição do Salone del Mobile.Milano; além da mostra “Design Transforma Milão”, com 21 fabricantes de móveis e 12 designers do programa Design Brasil + Indústria, que ocuparão uma praça em um dos principais pontos turísticos de Milão.

Quem conta mais sobre o que vai acontecer por lá neste ano é o próprio curador das ações, José Roberto Moreira do Valle, figura reconhecida no circuito de eventos milaneses, que está à frente e dá nome ao renomado escritório de arquitetura e design de interiores Moreira do Valle.

 

José Roberto Moreira do Valle

 

Leia a entrevista na íntegra a seguir:

ABIMÓVEL – Em 2022, você é responsável pela curadoria tanto da exposição das empresas do Projeto Brazilian Furniture no Salone del Mobile.Milano quanto da primeira edição do “Design Transforma Milão”. Vamos começar pela feira, como se deu a seleção das peças e o que podemos esperar em termos de tendências, materiais, shapes e outros conceitos de design?

José Roberto Moreira do Valle – Um dos pontos que consideramos na seleção das peças junto com as empresas expositoras foi o de levarmos à Milão e, por consequência, ao mundo, muito mais do que um estande com cara de showroom, uma verdadeira casa brasileira, que transmitisse a essência do design e da indústria nacional, com tudo o que temos a oferecer para o mercado internacional.

Dessa forma, respeitando-se, claro, os lançamentos, o trabalho e as marcas de cada um, com as empresas e seus produtos podendo ser identificados por tótens. Para isso, criamos um espaço aberto e corrente, em que a brasilidade flui por cada canto e cada peça. Não há espaços mecanicamente definidos para cada empresa, mas, sim, pensados para melhor exibir cada uma das peças. 

E por falar nessas peças e nas características marcantes do design e da indústria de móveis do Brasil, a madeira continua sendo a grande protagonista deste show. Mas ela vem acompanhada de outros elementos orgânicos e naturais, como palha, algodão cru, pedras, couro. Diferenciais que realmente distinguem o móvel brasileiro no mercado internacional, com o design contemporâneo se valendo de um minimalismo natural, inspirado em movimentos brasileiros, que são revisitados agora com uma pegada mais contemporânea, com uma descontração chique e funcional. 

 

ABIMÓVEL – E em relação à dinâmica da exposição e o conceito aplicado para o desenvolvimento dos estandes? Qual a temática? 

Moreira do Valle – A ideia foi criar um estande diferenciado para o Brasil, que realmente transmitisse todo o espírito e o clima da nossa brasilidade. O espaço brasileiro no iSaloni, portanto, foi inspirado na essência modernista, como nas construções esculturais que são símbolo da arquitetura moderna no Brasil. Criando-se uma conexão entre os ambientes do projeto, que se utilizou de uma cobertura sinuosa e marcante da época e que repousa sob as paredes com planos ortogonais, nas linhas e nas formas geométricas definidas. 

Com o intuito de transparecer a identidade cultural do País de forma prática e objetiva, portanto, essa brasilidade é transmitida também por meio de tons aplicados em diversos projetos brasileiros, ou seja, cores como o branco, o preto, o amadeirado, além da vegetação, do piso que remete ao granilite, entre tantos outros detalhes que viabilizam uma releitura contemporânea dos projetos que se destacaram nos anos 50 e se perpetuaram como patrimônios atemporais do nosso design e arquitetura. 

 

ABIMÓVEL – O que participar da 60ª edição da maior feira do mobiliário e do design do planeta representa tanto para as empresas que estarão por lá como para o setor moveleiro nacional como um todo?

Moreira do Valle – Estar na Semana de Design de Milão é sempre importantíssimo. Estar celebrando o retorno do formato tradicional do maior evento do mobiliário, que comemora sua 60ª edição, é ainda mais especial. O Salone del Mobile.Milano 2022 é o grande evento que marca de vez o retorno das feiras e da vida no segmento do design. Estamos todos realmente acreditando no potencial deste evento e de tudo o que veremos por lá. 

Trabalhar em diferentes ações, como a ABIMÓVEL e a ApexBrasil estão fazendo dentro e fora dos pavilhões do iSaloni demonstra o vanguardismo e o protagonismo da indústria brasileira, bem como ressalta que não nos apequenamos diante da crise, buscando alternativas para continuar a produzir e a criar mesmo em face das limitações do período. O que confirma nosso potencial criativo e produtivo, assim como nossa vocação para os negócios e as exportações, que vêm sendo uma das principais tendências para a indústria brasileira do mobiliário nos últimos anos. O Brasil tem qualidade, tem matéria-prima e tem design!

 
 

ABIMÓVEL – Quais você acredita serem os carros-chefes dos expositores em matéria de movimentos e tendências neste ano? Apostas em cores, materiais e estilos? 

Moreira do Valle – Acredito que muitas empresas estarão revisitando coleções e movimentos passados ou mesmo finalmente expondo no mercado os produtos que haviam criado no pré-pandemia. Independentemente do que aconteceu nos últimos anos, para além da estética, acredito que o mercado esteja se encaminhando cada vez mais para um design com foco em criatividade, funcionalidade e ergonomia, entendendo-se que a casa é um ambiente para se viver de forma confortável, alegre e em movimento!

Outro ponto importantíssimo se dá em relação à sustentabilidade, tema central do iSaloni 2022 e que conversa muito bem com o que o Brasil tem de oferecer de melhor. A exemplo do que sempre vimos no mercado brasileiro, que sempre exigiu jogo de cintura para enfrentar crises econômicas, com tanto a parte produtiva quanto criativa buscando por soluções sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social, o resto do mundo também percebeu e sentiu esta necessidade, com tantos acontecimentos negativos impactando na qualidade de vida da população global. Dessa forma, esse apelo sustentável com certeza vem impactando na produção de novos designers e fabricantes de móveis, devendo ser visto no iSaloni.

 

ABIMÓVEL – A ABIMÓVEL chega à Milão neste ano também organizando a mostra ”Design Transforma Milão”, como parte das ações do Design Brasil + Indústria, por meio do Projeto Brazilian Furniture. Antes de entrarmos mais a fundo no que é a mostra, conte-nos um pouco mais sobre o atual estágio do programa de design integrado à indústria.

Moreira do Valle – Apresentando uma síntese de produtos da indústria brasileira de móveis, associadas à ABIMÓVEL, por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture com apoio da Apex-Brasil, o Design Brasil + Indústria, programa estratégico de design integrado à indústria,  tem como base o design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante, disseminando e atuando junto à indústria para o surgimento de novos conceitos e formas de entendimento da produção, do consumo, da inovação, da criatividade, da interação e da sustentabilidade, principalmente baseado na matéria-prima e nos processos produtivos.

A exposição, portanto, foi pensada para dar palco a estes novos produtos e coleções, sendo composta por peças criadas e desenvolvidas por 24 empresas e 21 designers, que apresentam ao público internacional as técnicas inovadoras e sustentáveis da produção industrial de móveis do Brasil. Para tanto, revisitando produtos, bem como reutilizando materiais, ferramentas, maquinário e processos que já faziam parte da estrutura do negócio, recriando o design e transformando-o em algo novo, único e inovador!

 

ABIMÓVEL – E o que os fabricantes e designers levarão para a mostra em Milão? O que podemos esperar tanto em relação aos produtos quanto às atividades que rolarão por lá?

Moreira do Valle – O conceito da ação “Design Transforma” é estimular uma imersão no design brasileiro em pleno centro de Milão, permitindo que os visitantes do Fuorisalone naveguem livremente em um espaço formado por contêineres envidraçados sobre um gramado verde com jardins, dando a sensação de uma praça brasileira. A exposição é composta por produtos criados e desenvolvidos pelos profissionais e empresas que integram o programa de design integrado à indústria, apresentando o que há de mais multifacetado e ao mesmo tempo de mais singular na indústria e no design brasileiro, fazendo do móvel brasileiro um objeto de desejo que é ao mesmo tempo funcional e sustentável. 

A mostra “Design Transforma” fica em exposição entre 06 e 12 de junho na Piazza Santo Stefano, 20122, entre a Università Degli Studi di Milano e o Duomo di Milano, uma das regiões mais atrativas para o turismo e representativas para o design e a arquitetura milanesa.