14/12/2024
Após um crescimento expressivo de 7,9% em setembro, as exportações brasileiras de móveis e colchões experimentaram leve retração de 1,1% no mês seguinte. O movimento, contudo, foi superior ao registrado no mesmo período do ano passado, elevando o crescimento acumulado entre janeiro e outubro de 2024 para +1,4%. O mesmo avanço foi observado na variação acumulada dos últimos 12 meses.
Os indicadores refletem uma movimentação de US$ 613,6 milhões (FOB) em vendas ao exterior nos dez primeiros meses do ano, reforçando o papel estratégico do mercado externo para o setor moveleiro nacional.
As informações são apresentadas pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), a partir de levantamento realizado pelo IEMI com exclusividade para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, idealizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O crescimento, por outro lado, também demonstra mudanças no cenário.
Entre os principais destinos, os Estados Unidos mantiveram-se como o maior país consumidor de mobiliário brasileiro no exterior, representando 29,3% das exportações totais do período, com um total de US$ 179,6 milhões. Tal participação, contudo, é relativamente inferior à média dos últimos anos.
Por outro lado, países como Uruguai e Chile, com participações de 10,6% e 7,3%, respectivamente, vêm despontando no ranking de destinos dos móveis e colchões brasileiros. Validando, assim, uma dinâmica consistente e estratégica para o posicionamento da indústria brasileira – que é a maior da América Latina – no abastecimento das demandas da região.
Outro mercado relevante e em foco é o continente europeu, região que oferece uma diversidade de economias e oportunidades, que podem ganhar um impulso adicional com a consolidação do Acordo entre a União Europeia e o Mercosul. A iniciativa, que teve seu texto finalmente definido e finalizado entre as partes após 25 anos de negociações, passará agora pelo processo de preparação para sua assinatura. Se concluído poderá constituir o maior acordo comercial já realizado pelo bloco sul-americano e uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo.
A ABIMÓVEL, porém, aguarda a divulgação do texto final para compreensão dos impactos sobre o mercado de móveis. Veja mais detalhes aqui.
Perspectivas 2025: exportações brasileiras de móveis e colchões
Com a manutenção do superávit comercial e o crescimento acumulado até outubro, as projeções para o setor de móveis e colchões indicam um fechamento de 2024 com crescimento tímido, mas favorável nas exportações, ressaltando novas oportunidades que despontam no mercado internacional em 2025.
Nesse contexto, a ABIMÓVEL enfatiza a necessidade da diversificação do mix de produtos e dos mercados-alvo, investindo-se em design, sustentabilidade e em brasilidade como diferenciais competitivos para responder e superar desafios como a competitividade internacional, flutuações na demanda externa e barreiras comerciais impostas por alguns países.
Entre as ações em andamento para projetar o mobiliário brasileiro no exterior, o Prêmio Design da Movelaria Nacional, organizado pela entidade moveleira com apoio da ApexBrasil e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site: mkt.abimovel.com/premiodesign.
A premiação convida designers, arquitetos, estudantes e indústrias de móveis a inscreverem criações inovadoras em sete categorias. Peças selecionadas serão apresentadas em importantes eventos no Brasil e no exterior, como o Congresso Nacional Moveleiro 2025, em Curitiba (PR), e as grandes vencedoras serão também expostas no Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália.
Veja o passo a passo para inscrever seu projeto no Prêmio Design da Movelaria Nacional clicando aqui.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2023, a indústria brasileira de móveis foi a sexta maior produtora e a 28ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 735,3 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes) comercializados para cerca de 180 países.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com