10/08/2018
Com lançamento de 900 novos materiais, soluções sustentáveis para o mercado, inspiração no tema “Alquimia” e proposta de exclusão da nomenclatura para a moda, o maior Salão de Design da América Latina já anuncia próxima edição para os dias 15 e 16 de Janeiro de 2019.
Estampas com efeito 3D; soluções sustentáveis contra o odor de calçados e roupas para redução no consumo de água; espaços interativos com realidade aumentada e apresentação de estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiro: foi nesse cenário que o Inspiramais encerrou dia 17/07 sua edição 2019_II, apresentando projetos que prezam pela aplicação de alta tecnologia, pensamento sustentável e fomento a novos negócios no território nacional e internacional.
Além dos lançamentos, o evento foi marcado pela integração de diferentes segmentos produtivos como o moveleiro, que tem o design como ponto convergente e é a aposta para o aquecimento do mercado.
Inovação
Como já havia sido anunciado na última edição, o Inspiramais sugere a não-data para a moda e aposta também na inovação como caminho para novas possibilidades. Percorrendo os corredores do Inspiramais, o Espaço da Inovação aproximou os visitantes das criações inovadoras das empresas ITM, FCC, IQX-Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimentos de Aditivos e Especialidades, Romana Indústria Química, Ambiente Verde, Cofrag, Palmilhas Martinho, Camaleoa, Endutex, Ambra e Lunelli. O projeto dialogou entre tecnologia e sustentabilidade, exaltando a ciência de materiais, de dados e a nanotecnologia. Segundo André Gusebarbi, designer que está a frente do projeto: “Sustentabilidade e inovação caminham juntas, selecionamos dez empresas que conseguiram extrair isso de suas criações”.
Outra inovação foi o fortalecimento da conexão com o setor moveleiro que promoveu, por meio da parceria entre Abimóvel e a Assintecal, o Talk Show “Móveis e Moda: Conectando Materiais, Design e Estilo” ministrado por Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.
A Diretora Executiva da Abimóvel, Cândida Maria Cervieri declarou: “Entendemos a importância da indústria de móveis em receber o estímulo para a criação de novos materiais, já que os utilizados para confecções e calçados também podem ser incorporados pelo mobiliário. Por outro lado, sabemos que diversos setores podem apropriar-se de elementos inicialmente utilizados somente nos móveis e criar o novo com design e estilo.”
“O Inspiramais é uma construção e ele não existiria se não fossem as parcerias. Este elo que estamos fazendo com a Abimóvel representa a interligação que existe hoje no mundo. Não existe mais um segmento e, sim, um estilo de vida. É isso o que estamos buscando. Queremos o melhor para vários setores brasileiros”, enfatizou a Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães.
Negócios e expansão
Durante o Salão, houve a assinatura do convênio entre a Apex-Brasil e a Assintecal, 2018 a 2020 (abril/2020), e pretende tornar o setor de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes conhecidos internacionalmente por meio do design, inovação e sustentabilidade. Durante esse período, a Apex injetará no setor R$ 21,5 milhões, sendo R$ 12,9 milhões em ações de exportação. A projeção de retorno em exportações para o setor coureiro-brasileiro é de US$ 676 milhões, sendo previsto já em 2018 um retorno de 298 milhões.
Outros dois acontecimentos importantes marcaram o primeiro dia do evento: assinatura da Apex-Brasil com o CICB, também realizador do Inspiramais, e o importante destaque é a inclusão das empresas da vertical de máquinas, através da cooperação entre Assintecal e a Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados), a qual o projeto agora responde como By Brasil Components, Machinery and Chemicals.
Por meio do Projeto Comprador, o Salão reuniu 30 compradores internacionais de países como México, Colômbia, Equador, Índia, Estados Unidos, Argentina e Peru que puderam conhecer o lançamento de mais de 900 materiais e participar de rodadas de negócios. A ação resultou em 700 rodadas que geraram a expectativa do valor de U$ 5.709.000 em negócios. Essa é uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Apex-Brasil, Assintecal e Abrameq, um benefício exclusivo para os participantes do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals. Através do programa também foi realizado o Projeto Imagem, trazendo jornalistas internacionais da América Latina, Estados Unidos e Alemanha.
Moda
Por meio da exposição de diferentes projetos, o Inspiramais dialoga com empresas e visitantes, fomentando a moda autoral que busca inovação e sustentabilidade. Entre eles, o projeto Conexão Inspiramais é um dos mais celebrados. Tem início com o ciclo do estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, quando as empresas participantes do projeto recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia. Todos os produtos desenvolvidos, mais de 900 novidades em materiais, estiveram presentes no evento. Essa ação pretende promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, além de incentivar as instituições participantes a se tornarem competitivas neste mercado.
Por meio do SEBRAE e a Assintecal, o Projeto Conexão Criativa e Comercial pretende contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira. Durante o Inspiramais ele exaltou a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes, conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original. Teve a participação exclusiva de micro e pequenas empresas, com a exposição de produtos escolhidos destinados aos segmentos vestuário, calçados, acessórios e joalheria.
Farroupilha serviu como inspiração para o Projeto “Iconografia Local”, que desembarcou na cidade sob o atento olhar da designer Paola Fabris exaltando as flores, folhas, frutos, esculturas, cores, texturas e objetos, decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens. Realizado pelo SEBRAE, Abest e Assintecal, o projeto procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar a inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando na produção de um vídeo-pesquisa “Iconografia Local Farroupilha”.