05/09/2023
O móvel brasileiro é ouro em uma das maiores competições do design mundial: o MUSE Design Awards. Entre cinco categorias em que fabricantes de móveis e estúdios de design brasileiros levaram a medalha dourada, duas delas foram conquistadas pela House Garden: Gold nas categorias “Móveis Outdoor” com a poltrona “Cocar”, concebida em parceria com o Studio Alfaia, de Pernambuco; e também na “Seating & Comfort”, com a poltrona “O Forte”, desenvolvida em conjunto com a designer local Elayne Moraes. Ambas as peças são inspiradas e contam a história da região Norte e Nordeste do Brasil, com a House Garden sendo uma empresa genuinamente paraense, que vem se destacando no cenário nacional e passando a conquistar também o mercado internacional.
O sucesso da House Garden no MUSE Design Awards 2023 não apenas celebra a criatividade do design made in Brazil, mas também destaca o potencial tecnológico, a riqueza material, a sustentabilidade e a originalidade da indústria de móveis das regiões Norte e Nordeste do país. Pontos estes alavancados pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com foco na internacionalização das marcas e no incremento das exportações brasileiras de móveis, apostando na força do design integrado à indústria e apoiando a participação de seus associados, como a House Garden, em premiações mundo afora.
A ApexBrasil, aliás, vem trabalhando numa agenda robusta no Norte e no Nordeste, com uma série de ações já sendo realizadas ou previstas em diferentes estados das regiões. A primeira ação do novo programa da agência, o Exporta Mais Brasil, ocorreu em João Pessoa, capital da Paraíba, no último mês de agosto, tendo como foco justamente a indústria de móveis, com apoio da ABIMÓVEL. Ao longo de três dias, foram realizadas 97 rodadas de negócios entre 22 empresas de móveis nacionais e seis compradores estrangeiros de países como Equador, Colômbia, Chile, Alemanha e África do Sul — leia mais aqui. A ação continua, abrangendo outros 12 setores e em mais 12 estados, já tendo passado por Rondônia e seguindo para o Ceará, Acre e Pernambuco.
MUSE Design Awards
O MUSE Design Awards é uma competição de renome internacional dedicada a reconhecer projetos de design de alta qualidade em diversas áreas, incluindo arquitetura, interiores, embalagens, iluminação, paisagismo, moda, móveis, entre outros. Fundado pelo International Awards Associate (IAA) em 2015, o prêmio tem como missão destacar tanto já conceituados como novos profissionais e marcas, identificando talentos em ascensão no mundo do design.
Neste ano, a premiação atraiu mais de 85 mil inscritos, com projetos enviados por participantes de 112 diferentes países. Essa diversidade global destaca a amplitude do alcance e da relevância da competição, demonstrando como o design se trata de uma linguagem universal, capaz de ao mesmo tempo unir e destacar as semelhanças e as particularidades de cada cultura e sua indústria.
Nesse sentido, o reconhecimento alcançado pelos fabricantes e designers de móveis brasileiros, enfatiza a importância do design como uma ferramenta estratégica para impulsionar a indústria nacional no mundo. Os vencedores, incluindo a House Garden, provam que o Brasil não só acompanha, mas está em sinergia e inspira inovações na produção e no design de móveis em escala global.
“A conquista de dois ouros no MUSE Design Awards comprova os esforços da House Garden em termos de qualidade e excelência produtiva, bem como a criatividade dos designers locais e nosso esforço pela valorização de nossa região seja por meio dos materiais, dos desenhos, cores, storytelling e da própria expressão da nossa marca, que agora é ouro para o mundo todo ver!”, fala a designer Elayne Moraes, que assina uma das peças premiadas, a poltrona O Forte.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, também comenta sobre os prêmios recebidos pela House Garden: “Essas premiações são um tributo à inovação e à autenticidade da indústria de móveis do Norte e do Nordeste brasileiro, destacando também a riqueza histórica, natural e cultural que moldam as regiões, inspirando os designers locais. Potencial que queremos e temos o dever de impulsionar e levar ao mundo por meio de projetos como o Brazilian Furniture. Estamos agora colhendo os resultados deste trabalho e sei que este é ainda só o começo. Parabéns a todos os envolvidos!”, celebra Viana.
Cientes da importância das parcerias e das ações de incentivo à indústria nacional, a House Garden participou também do PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para a iniciação de empresas no processo exportador de forma planejada, conectando a marca ao Brazilian Furniture. Além disso, a empresa também fez parte de outros programas idealizados pela ABIMÓVEL, como o PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário), em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Demonstrando, dessa maneira, a relevância de se investir na competência e na força inovadora de empresas de todos os portes.
“As medalhas de ouro no MUSE Design Awards não são apenas conquistas para os vencedores, mas também representam um passo importante para reforçar o papel de projetos como o Brazilian Furniture, o PEIEX e o PDCIMob no posicionamento do Brasil como um dos líderes globais na indústria e no design de móveis. Com uma comunidade de talentos tão diversificada e inspiradora, nosso país está preparado para continuar impressionando o mundo com sua criatividade e inovação”, compartilha de forma otimista o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.
Conheça as peças premiadas da House Garden
A primeira das medalhas de ouro conquistadas pela empresa foi atribuída na categoria “Móveis Outdoor”, novidade da premiação em 2023, pontuando a evolução do segmento de móveis para áreas externas. Desenvolvida por meio da parceria entre a House Garden e o Studio Alfaia, a poltrona Cocar é inspirada nos ornamentos usados por povos indígenas. Feita com um perfil tubular de alumínio de alta qualidade, a peça oferece durabilidade e resistência para uso ao ar livre. Sua estrutura é finalizada com uma pintura especial, garantindo, segundo a fabricante, sofisticação no acabamento e resistência às condições climáticas. O encosto é revestido com um trançado de palha hexagonal, que proporciona autenticidade e faz referência aos adereços indígenas. Além disso, seu design incorpora formas orgânicas e curvas inspiradas em ornamentos tradicionais, combinando diferentes texturas e materiais para uma aparência verdadeiramente distinta.
A segunda medalha de ouro foi conquistada na categoria “Seating & Comfort” com a poltrona “O Forte”, com design de Elayne Moraes. Inspirada no Forte do Senhor Santo Cristo, construído em 1616 para proteger a cidade de Belém, no Pará, a poltrona incorpora pedaços de madeira reutilizados de marcenaria, o que confere a ela uma aparência única. Seu visual externo lembra as grades do forte, e o estofamento robusto se assemelha às sólidas paredes do edifício histórico. A peça também exibe uma exposição de peças de origem Tapajônica e Marajoara, contando a história desses povos. A escolha da madeira como material faz uma homenagem à cultura amazônica e à diversidade de madeiras brasileiras, enfatizando a importância da reciclagem e conservação.
Segundo a banca de jurados da premiação, composta por um painel de profissionais líderes na indústria e especialistas da IAA Judging Council, as poltronas destacam-se pela singularidade e inovação no design, bem como por capturarem a essência da cultura brasileira e oferecerem soluções de mobilidade de alta qualidade. A escolha dos vencedores tem como base a excelência e a inovação, com os ganhadores sendo reconhecidos, portanto, como os melhores do mercado em suas categorias.
Brasil é destaque no MUSE 2023
Além da House Garden, mais quatro empresas e designers brasileiros se destacaram no MUSE Design Awards 2023. São eles: Dopo Móveis e Emerson Borges, com dois ouros na categoria “Tables & Desks”; Mill Móveis e Elias Petruço, também ouro na categoria “Cozinhas”; Real Marcenaria e Erico Gondim, medalha de prata na categoria “Home”; e Zarat Estofados em parceria com Murilo Muller, prata na categoria “Seating & Comfort”.
Continue nos acompanhando para ficar por dentro dos detalhes das peças vencedoras.
Projeto Setorial Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.
Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.
Para os próximos dois anos, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com