07/11/2023
Imagem: Envato
Enquanto o consumidor busca pelos itens de maior ticket médio com maior antecedência às datas, o gatilho de compra no dia da Black Friday deverá ser a percepção de desconto em cima dos produtos desejados. Com isso, captar dados de intenção do consumidor para o planejamento da data é essencial para que o consumidor tenha uma boa experiência.
Entre as categorias de produtos mais visadas nas buscas para a data, segundo pesquisa da MacFor, estão moda e acessórios (27%), eletrônicos e eletrodomésticos (20%), móveis e decoração (20%), livros e papelaria (18%), beleza e saúde (15%) e alimentos e bebidas (11%).
O ticket médio para a data é bem alto: 41% devem gastar acima de R$ 800 em suas compras. Ainda assim, a falta de descontos ideais é o principal motivo para que o consumidor deixe de comprar na data (44%), seguida pela situação financeira (22%), os produtos que queriam não estavam com desconto (13%) e preço do frete (11%).
No Brasil, as vendas online ainda permanecem muito fortes na data, com 50% da preferência, enquanto 18% preferem comprar nas lojas físicas. O estudo identificou os marketplaces mais procurados para o consumo, com destaque para a busca por Amazon, Netshoes e Mercado Livre.
A Black Friday é um momento para a autorrecompensa: 85% dos consumidores compram produtos para si mesmos, 37% namorado ou cônjuge, 36% para os pais e 25% para os filhos.
Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito é preferido por 70% pela facilidade e possibilidade de parcelamento. Outros 56% vão pagar com Pix e 37% com o cartão de débito.
*Com informações do Mercado & Consumo.