15/02/2021
Abrindo o calendário de eventos da Movelpar 2021, a Movelpar Conference ocorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro, reunindo em um só lugar — de forma remota e acessível — um grupo de palestrantes de peso, grandes indústrias moveleiras e um público qualificado. Relembre a lista de palestrantes e a agenda do evento on-line clicando aqui.
Além de conferirem palestras sobre empreendedorismo, inovação e estratégias para o mercado moveleiro em tempo real, os participantes do evento digital puderam circular entre os estandes virtuais dos expositores da Movelpar 2021, que será realizada presencialmente entre 20 e 23 de setembro deste ano. Tendo, assim, acesso em primeira mão aos lançamentos de produtos e tendências que deverão marcar a temporada 2021.
Evento de estreia no novo plano de ações da organização do evento, que se renovou completamente para acompanhar os novos tempos, a Movelpar Conference marcou um novo momento na realização de feiras de negócios no Brasil, com foco no movimento “figital” — a conexão entre o físico e o digital. Para falar sobre este e outros pontos é que convidamos Rosana Belo, presidente da Movelpar 2021, para uma entrevista exclusiva para o Portal da Abimóvel.
Abimóvel - Como avalia essa primeira edição da Movelpar Conference e como foi feita a seleção dos palestrantes?
Rosana - A seleção foi feita com o objetivo de oferecer ao setor moveleiro, num todo, temas e palestras que fazem parte de grandes eventos Brasil afora. Profissionais de renome nacional, que muitas vezes palestram em grandes eventos presenciais, estiveram presentes na primeira edição da Movelpar Conference. Dessa forma, cumprimos com o nosso papel de trazer para o evento conteúdos que fizessem a diferença, bem como prendessem a atenção de quem estivesse assistindo. O feedback sobre as escolhas, aliás, foi um ponto muito positivo e relevante, além do próprio aplicativo, também muito elogiado. A avaliação é positiva!
Abimóvel - E como se deu a interação entre organização, palestrantes, expositores e o público durante e após o evento?
Rosana - Se deu por meio do aplicativo da Movelpar Conference, em que expositores e seus colaboradores, clientes e profissionais do setor puderam interagir antes, durante e após o evento. O que, aliás, ainda podem fazer. Isso porque o aplicativo ficará no ar até a realização da feira em setembro deste ano.
Abimóvel - E quanto às tours virtuais pelos “estandes” dos expositores, ainda está disponível? Como isso acontece? É possível realizar negócios?
Rosana - Sim, a plataforma onde ficam os estandes dos expositores ficará disponível até a realização da feira física em setembro. A ideia desde o início foi que as empresas presentes na Movelpar tivessem um espaço além dos estantes físicos na feira presencial para colocar seus produtos na vitrine. Possibilitando, assim, que o lojista tenha acesso a seus lançamentos. No que diz respeito às negociações, isso ocorrerá num segundo momento, com a realização da nossa Rodada de Negócios no mês de maio.
Abimóvel - Aproveitando, conte-nos mais sobre a programação da Movelpar neste ano.
Rosana - A Movelpar 2021 ocorre em três etapas: Movelpar Conference, Rodada de Negócios e a feira no modelo tradicional em setembro. Mas vem ainda mais novidade por aí! O mercado pode esperar e apostar. Mas por enquanto o que podemos divulgar são as ações já apresentadas.
Abimóvel - E como estão as expectativas, neste momento, para o evento presencial?
Rosana - A expectativa é muito grande. Entendemos que a mudança da data do evento físico foi um passo muito assertivo e seguro. Com o início da vacinação e com o prazo que ainda temos até o evento, estamos cada vez mais entusiasmados com os resultados que com certeza serão positivos. Apesar de toda aceleração do digital, que tem um peso muito grande em todo o processo, sabemos o quanto o mercado, as pessoas e o mundo estão ansiosos por um evento presencial. Por isso, estamos trabalhando muito para fazer da Movelpar 2021, a melhor feira de todos os tempos!
Abimóvel - O que esse novo momento vem nos ensinando em relação a novas formas de fazer negócios e de se relacionar com pessoas?
Rosana - Esse novo momento vem nos mostrar que não podemos ficar inertes às mudanças. Elas ocorrem e muitas vezes somos pegos de surpresa. É preciso encontrar saídas e alternativas para oferecer ao mercado soluções para a realização e continuidade de seus negócios. O mundo mudou e especialistas de mercado são unânimes em afirmar que a Movelpar interpretou e executou as mudanças necessárias para sua consolidação neste novo cenário. A marca Movelpar continua a ter como papel a geração de oportunidades de negócios entre expositores e lojistas. A forma de fazer isso foi que mudou. Então, aproveitamos o momento que era desafiador para lançar uma nova forma de colocar os produtos dos expositores na vitrine. Acredito que uma ação não substitui a outra, o digital veio para complementar os eventos físicos.
Abimóvel - Uma mensagem ao mercado?
Rosana - Acreditar, planejar e agir. Essa é a mensagem que gostaria de deixar para o mercado. Nós, da Movelpar, sempre acreditamos que podíamos fazer a diferença no quesito feiras e eventos. Planejamos todo esse calendário junto ao Sebrae e, logo após firmarmos a parceria, começamos a desenhar e criar o que foi a Movelpar Conference, esse sucesso total. O Sebrae, aliás, foi nosso parceiro durante todo o evento e continuará sendo até setembro. Agradeço também ao Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, o Sima, que também veio como grande apoiador. À Prefeitura Municipal de Arapongas, nosso muito obrigada! E também ao Banco Santander, nosso patrocinador, ressalto que temos muito orgulho em tê-los como banco oficial da Movelpar.
MÓVEIS É O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - Abimóvel