18/07/2013
O design e a estética dos móveis brasileiros estão entre as qualidades reconhecidas pelos colombianos
Um dos mercados-alvo do Projeto Brazilian Furniture, a Colômbia apresenta potencial para aumentar suas importações de móveis produzidos no Brasil. No ano passado, o país importou um total de US$ 185,3 milhões em móveis, com o Brasil respondendo por 6,2% deste valor, superado apenas pelos Estados Unidos (8%) e pela China, com expressivos 50,3%.
Para este ano, está previsto um crescimento aproximado de 4% nas importações de móveis em geral, com destaque para os produtos de metal e sintéticos. “Trata-se de um mercado conservador, que privilegia o produto nacional e muito receptivo aos móveis de madeira”, analisa Adriana Katekawa, responsável pela área de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture e que esteve em uma missão prospectiva àquele país.
A iniciativa teve por objetivo fornecer às indústrias moveleiras participantes do Projeto Brazilian Furniture informações acerca do mercado moveleiro colombiano e detectar possíveis oportunidades de negócios para os exportadores brasileiros do setor que desejam atuar nesse mercado-alvo. O Projeto Brazilian Furniture é desenvolvido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Uma pesquisa* com 300 consumidores colombianos identificou que entre os atributos mais valorizados estão o design, a estética e a elegância do móvel, bem como a sua funcionalidade e a qualidade do material empregado. A maioria dos consumidores adquirem seus móveis em lojas especializadas, nos fabricantes ou em homecenters, sendo que as compras de móveis em lojas de departamento são menores do que as observadas no Chile e no Peru.
O levantamento detectou ainda que 63% dos entrevistados possuem alguma ou muita expectativa em relação a móveis provenientes do Brasil, com uma receptividade levemente maior sendo registrada nos segmentos socioeconômicos A e B. Os que decididamente ou provavelmente comprariam móveis brasileiros apresentam como principais razões para tal posicionamento o design e a estética.
“Existe espaço para o crescimento das vendas de móveis do Brasil para a Colômbia, um país que vem apresentando um constante desenvolvimento econômico ao longo dos últimos anos. Iniciativas como a realização dessa missão prospectiva ajudam a conhecer melhor as peculiaridades do mercado, aumentado as chances de negócios efetivos das empresas brasileiras interessadas”, finaliza Adriana.
* Pesquisa qualitativa e quantitativa realizada pela consultoria Mercadeo y Opinion em fevereiro/março de 2013, em Bogotá, com 300 consumidores de diferentes segmentos socioeconômicos, idade e sexo. A consultoria utilizou fotos de um mix de 20 produtos das empresas do Projeto Brazilian Furniture.