PIB do Brasil cresce 0,8% no trimestre e tem alta de 2,5% em um ano

10/06/2024

O Produto Interno Bruto do Brasil subiu 0,8% nos três primeiros meses do ano. Os dados da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na última terça-feira (04), apontam que, em relação ao primeiro trimestre de 2023, o crescimento ficou em 2,5%. A alta deste início de ano foi puxada pelo setor de serviços, que cresceu 1,4% no período.

O destaque é o setor do Comércio, que avançou 3% entre janeiro e março, como explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Já a Indústria de Transformação teve desempenho inferior, mas positivo de 0,7%. 

Rebeca explica que na análise do PIB pela ótica da demanda, observa-se uma continuidade do crescimento do consumo das famílias, devido à melhoria do mercado de trabalho no país e às taxas de juros e de inflação mais baixas, além da continuidade dos programas governamentais de auxílio às famílias.

Outro desempenho positivo foi dos investimentos, alavancados pela alta na importação de bens de capital, no desenvolvimento de software e — um bom indicativo para a indústria moveleira — na construção civil.

Mais informações clicando aqui.