Produção industrial cai pelo quarto mês consecutivo, em recuo maior do que o usual para fevereiro

07/04/2025

O índice que mede a evolução da produção industrial caiu de 48,9 pontos, em janeiro, para 48 pontos, em fevereiro. É o que aponta a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no último dia 25 de março. De acordo com os empresários do setor, a produção recuou pelo quarto mês consecutivo.

 

 

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, diz que o recuo é normal entre janeiro e fevereiro, mas foi mais acentuado em 2025, acendendo um sinal de alerta para o desempenho do setor: “Os empresários estão preocupados com a evolução da taxa de juros, por exemplo. Segundo eles, isso vem segurando a demanda e, consequentemente, a produção”, avalia.

Por outro lado, depois de duas quedas consecutivas, o índice que mede o número de empregados da indústria aumentou na passagem de janeiro para fevereiro. O indicador saltou de 49,6 pontos para 50,3 pontos.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) se manteve em 69% em fevereiro, um ponto percentual acima da UCI registrada no mesmo mês do ano passado. Já o índice de evolução do nível de estoques está em 49,4 pontos. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado pelas empresas se comportou de forma semelhante no período, fechando fevereiro em 49,6 pontos. A pesquisa destaca que o estoque de produtos acabados das indústrias ficou abaixo do planejado em 10 dos últimos 12 meses. 

Leia mais: www.portaldaindustria.com.br