28/10/2021
Continuando nossa jornada pelo retorno ao formato presencial dos grandes eventos do calendário moveleiro mundial, o Projeto Setorial Brazilian Furniture prossegue neste mês de novembro para um dos mais pulsantes e criativos lugares do planeta. De iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o projeto leva 20 marcas e diversos designers brasileiros para Nova York, nos Estados Unidos.
Dando sequência ao êxito alcançado nas exposições e missões comerciais realizadas nos últimos meses na High Point Market, também em território americano, e na Semana de Design de Milão, na Itália, as ações contam com participação de empresas na aguardada ICFF – The International Contemporary Furniture Fair — Feira Internacional de Móveis Contemporâneos, que ocorre nos dias 14 e 15 de novembro em Nova York — e também com uma mostra exclusiva entre os dias 11 e 14 deste mês num dos mais populares distritos de design da cidade. Veja mais detalhes a seguir.
Considerada a maior plataforma da América do Norte para a exposição de mobiliário contemporâneo, com ênfase em originalidade e sustentabilidade, a ICFF tradicionalmente oferece uma ampla gama de opções de mobiliário e decoração para ambientes residenciais, corporativos e de hospitalidade. Somando esforços neste ano com a WantedDesign Manhattan, ambas reúnem cerca de 300 marcas provindas de pelo menos 25 países. Entre o público estão lojistas, arquitetos, designers de interiores, varejistas, fornecedores, especificadores e a imprensa de diversas partes do mundo.
Entre as empresas parceiras do Brazilian Furniture, exporão na ICFF 2021 a Ornare, a Tidelli e a Uultis. Marcas, estas, que não só expuseram na edição especial de retomada do Salone del Mobile.Milano neste ano, como chamaram a atenção da mídia e de compradores internacionais, levando a originalidade do design com a sustentabilidade e qualidade da indústria brasileira cada vez mais longe.
Aproveitando a ocasião da ICFF e tirando o melhor proveito possível da passagem do Projeto Brazilian Furniture por lá, a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil organizarão também o “Espaço Brasil em Nova York”. O evento, que será idealizado em formato de mostra, ocupa uma área de 200 m² no SoHo, um dos principais distritos de design da cidade.
Seguindo o conceito apresentado no circuito Fuorisalone 2021, com a mostra “Brasil - Design em Movimento”, que ganhou o público na Semana de Design de Milão, o espaço é assinado pelo escritório Moreira do Valle, que também é responsável pela curadoria e seleção das peças.
O objetivo é transformar o local na casa do Brasil em Nova York entre os dias 11 e 14 de novembro, visando facilitar e otimizar o relacionamento das empresas e designers brasileiros com o mercado — compradores americanos e mundiais — e a imprensa internacional. Dessa forma, destacando a autenticidade de nossa indústria e profissionais, bem como das madeiras e outros materiais tipicamente brasileiros com a exposição de mais de 40 peças de 20 empresas, além de diversos designers ligados ao Brasil Design + Indústria, Programa de Design Integrado à Indústria que compõe a estrutura do Brazilian Furniture.
Conheça as marcas brasileiras que estarão por lá:
Ornare – ornare.com.br;
Tidelli – tidelli.com;
Uultis – uultis.com;
Florense – florense.com.br;
Ilha Bela / Lux Arredo – ilhabelamoveis.com.br;
Tramontina – tramontina.com.br;
Modalle – modalle.com.br;
Toro Bianco – torobianco.com.br;
By Kamy – bykamy.com.br;
Móveis James – moveisjames.com.br;
DeLavie – www.delavie.com.br;
Pombo.Co – instagram.com/pombo.co;
Bertolini – bertolinimoveis.com.br;
Metaltru – metaltru.com.br;
Breton – breton.com.br;
Lovato – lovatomoveis.com.br;
Independência Móveis – independenciamoveis.com.br;
Cristais São Marcos – instagram.com/cristaissaomarcos.
Além da exposição, o Espaço Brasil também será palco de Missão Comercial com rodadas de negócios em formato híbrido, presencial e digital, entre 10 empresas brasileiras e cerca de 20 compradores internacionais dos Estados Unidos e do Canadá, mercados-alvos do Projeto Brazilian Furniture.
Vale ressaltar, aliás, que os Estados Unidos são o principal importador de móveis brasileiros no mundo, recebendo 35,9% das exportações nacionais no setor, com ainda muito campo para a expansão dos negócios.
Os organizadores do Brazilian Furniture preparam, ainda, uma ação especial de Imagem, em que receberão jornalistas e formadores de opinião dos Estados Unidos e outros importantes países da América do Norte, em uma agenda que inclui a visita aos espaços brasileiros, às rodadas de negócios e uma recepção com autoridades e indústrias.
Na ocasião, além de interagirem e trocarem insights valiosos sobre o mundo do mobiliário, arquitetura, design e decoração, estes comunicadores poderão conhecer os produtos, ter acesso a materiais, técnicas e conceitos de sustentabilidade originalmente brasileiros, recebendo uma síntese do que o Brasil tem a oferecer de melhor em móveis contemporâneos.
Quer saber mais sobre a presença brasileira em Nova York?
Acompanhe-nos no Instagram: instagram.com/abimovel.