18/07/2019
A ação, promovida pela ABIMÓVEL e pela APEX-BRASIL, em cooperação com a ABIMAD, é a segunda iniciativa do Projeto Brazilian Furniture voltada à promoção de negócios no segmento de móveis de alto padrão
Entre 24 e 26 de julho, durante a 28ª edição da feira de alta decoração ABIMAD, a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-BRASIL abrem as rodadas de negócios do Projeto Comprador no segundo semestre de 2019. A ação, em cooperação com a ABIMAD – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, é a segunda iniciativa junto à feira do Projeto Brazilian Furniture, promovido pela ABIMÓVEL e pela APEX-BRASIL com objetivo de fomentar exportações e a internacionalização da indústria brasileira de móveis.
“Realizamos o primeiro Projeto Comprador com a ABIMAD na edição 27, em fevereiro, com excelentes resultados, o que mostra a relevância desta ação para a indústria brasileira”, informa a presidente da ABIMÓVEL, Maristela Cusin Longhi. O Projeto Comprador na ABIMAD 27 levou ao evento 54 compradores internacionais de 16 países e contou com 55 marcas brasileiras participantes. As mais de 500 rodadas de negócios realizadas geraram projeções de US$ 14 milhões em negócios em 12 meses.
PROJETO COMPRADOR ABIMAD 28
Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL, explica que realizar o Projeto Comprador na ABIMAD é uma iniciativa que contribui para projetar o design aplicado à indústria e promover o Brasil e a qualidade das marcas brasileiras. “Temos boas expectativas quanto ao Projeto Comprador ABIMAD, com base nos resultados que obtivemos na edição de fevereiro, que é referência para a América Latina”, aponta.
O Projeto Comprador na ABIMAD 28 receberá 26 compradores de 19 países e 60 marcas brasileiras participantes.
BALANÇO BRAZILIAN FURNITURE
Em 2019, a Abimóvel contabiliza para o Projeto Brazilian Furniture, por meio de ações como Projeto Comprador, missões internacionais e exposição em grandes eventos mundiais, como o Salone Internazionale del Mobile, projeções de US$ 60 milhões em negócios, somando contratos em andamento até agosto. No primeiro semestre do ano, participaram das ações mais de 230 empresas, com um balanço de mais de 6,7 mil contatos comerciais.
Paulo Roberto Silva, gestor de Projetos Setoriais da APEX-BRASIL, revela que o Projeto Brazilian Furniture é considerado modelo dentro da agência. “O Brazilian Furniture vem crescendo notavelmente, contribuindo de forma estratégica para o posicionamento e para as exportações da indústria de móveis brasileira”, avalia. “Para o biênio 2019-2020 temos mais de 45 ações programadas dentro do Projeto”, assinala.
No período de cinco anos, entre 2014 e 2018, calcula-se que o Projeto Brazilian Furniture tenha gerado mais de meio bilhão de dólares em negócios.
SOBRE O BRAZILIAN FURNITURE
O Projeto Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da APEX-BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização. O Projeto conta com a participação de mais de 130 empresas do setor de móveis brasileiro, que têm acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, entre outras atividades no exterior, mostrando ao mundo o diferencial do móvel brasileiro.
SOBRE A ABIMÓVEL
A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL, entidade nacional do setor, está há mais de duas décadas trabalhando na defesa, desenvolvimento e fortalecimento dos interesses da indústria. A instituição promove uma agenda positiva para o setor, beneficiando um universo de 19 mil empresas, que geram 265,6 mil empregos – diretos e indiretos –, com produção estimada de 438,3 milhões de peças, exportações que ultrapassam a marca de US$ 607 milhões e investimentos de R$ 1,4 bilhão (dados de 2018). Esses números, que refletem a importância da indústria de móveis para o Brasil, são indicadores da atuação da ABIMÓVEL no sentido de fortalecer o ambiente favorável aos negócios no mercado interno e externo. O compromisso da ABIMÓVEL é com o desenvolvimento do setor de mobiliário e da indústria.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia em torno de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira, que exportam para cerca de 230 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e apoiando investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.