20/12/2022
Ocorreu no dia de ontem, 19 de dezembro, reunião de alinhamento para o período de 2022 a 2024 entre indústrias e designers participantes do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado promovido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
Realizada de forma on-line, cerca de 50 pessoas entre empresas e profissionais do design participaram da reunião, que tratou de diversos assuntos estratégicos para o desenvolvimento do programa. Entre os destaques, ressalta-se o planejamento e cronograma 2022-2024, com o início do terceiro ciclo já em fevereiro de 2023, contando com grandes eventos no calendário, tais quais exposições exclusivas nas semanas de design de Milão (Itália) e de Nova York (EUA), duas das ocasiões mais importantes no setor do design e do mobiliário no mundo.
Vale lembrar que a meta de empresas participantes para as duas primeiras etapas do Design Brasil + Indústria foi superada em 41% em 2021 (21 empresas) e em 53,3% no ano vigente, 2022 (23 empresas). O número de produtos desenvolvidos também foi outro indicador que superou as metas estabelecidas para os dois anos, com mais de 90 peças em desenvolvimento apenas na atual fase (2022), o que representa um aumento de 500% da meta estabelecida.
DESIGN BRASIL + INDÚSTRIA
O design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante, sensibilizando, disseminando e atuando junto à indústria para o surgimento de novos conceitos e formas de entendimento da produção, do consumo, dos processos, da inovação, da criatividade, interação e sustentabilidade.
Este é o mote do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria idealizado por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional via um conjunto de ações estratégicas.
Aprovado para uma nova fase, o projeto passa a agregar ainda mais esforços e incluir um volume ainda maior de atividades ao seu escopo de atuação global, que conta hoje com a participação de mais de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras ações de alcance internacional.
Para os anos de 2022 a 2024 — período de foco da nova fase —, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas e compradores internacionais.
Destaques do plano de trabalho 2022-2024:
05 Feiras Internacionais
08 edições do Projeto Comprador
08 Missões Comerciais
01 Missão Prospectiva
03 edições do Projeto Imagem
Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.