28/11/2023
Imagem: Freepik
O varejo de móveis e colchões no Brasil vem apresentando um cenário de altos e baixos no segundo semestre de 2023. Inicialmente vimos um crescimento significativo, com as vendas aumentando 8,2% de junho para julho, totalizando 28,8 milhões de unidades vendidas no sétimo mês do ano. No entanto, este impulso positivo não se sustentou, com uma queda de 8,0% em agosto na comparação com o mês anterior. Analisando o acumulado do ano, observa-se retração de 7,3%, e, nos últimos 12 meses, a retração foi de 9,4%, embora menor que a registrada até julho.
As informações são extraídas da última edição da “Conjuntura de Móveis”, estudo da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), desenvolvido com exclusividade pelo IEMI com base em dados oficiais de pesquisa. A nova edição traz os indicadores atualizados da indústria, do varejo e do comércio exterior no setor moveleiro.
Em termos de receita, as vendas apresentaram uma dinâmica distinta. Houve uma queda mensal de 7,7%, que puxou uma leve redução de 0,1% no acumulado do ano. Nota-se, porém, estabilidade ao longo dos últimos 12 meses.
Nesse aspecto, o setor também experimentou uma leve queda de preços, com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) indicando uma diminuição de 0,38% em setembro de 2023 em comparação ao mês anterior. No acumulado do ano, houve um aumento de 3,33% nos preços, e a inflação do segmento atingiu 5,97% nos últimos 12 meses.
E o que esperar para o fechamento do ano?
Com projeções de que a Black Friday 2023, que ocorreu no último dia 24 de novembro, pudesse reverter positivamente os indicadores do varejo no segundo semestre do ano, a data parece não ter atendido às expectativas. As vendas on-line no comércio geral atingiram cerca de R$ 4,5 bilhões, ficando 14,4% abaixo do registrado no ano anterior. O volume de pedidos também diminuiu, com uma queda de 15,5% em relação a 2022, totalizando 6,9 milhões de “carrinhos”, de acordo com dados fornecidos pela Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale.
De uma forma geral, contudo, a redução nas vendas em relação ao ano passado já era prevista, dada a influência positiva da Copa do Mundo em 2022, que impulsionou as vendas durante a Black Friday e o período de festas. De toda forma, há ainda uma expectativa cautelosa de recuperação com a Cyber Week, que segue em andamento.
Um ponto positivo é que projeções ainda não confirmadas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indicam que os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, juntamente com móveis e eletrodomésticos, representam quase metade da movimentação financeira do varejo durante a ocasião.
CONJUNTURA DE MÓVEIS
Os relatórios mensais intitulados “Conjuntura de Móveis” são concebidos para facilitar o monitoramento da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e seus associados em relação ao desempenho do mercado de móveis e colchões no Brasil.
Para tanto, são examinados mensalmente os percentuais de evolução da produção física, pessoal ocupado, média salarial, produtividade do setor, aquisições de máquinas, importações e exportações na indústria, bem como vendas e inflação no varejo de móveis, conforme os últimos dados disponíveis em fontes oficiais de consulta pelo setor.
Acesse a nova edição da “Conjuntura de Móveis”, com indicadores atualizados de 2023, em: http://abimovel.com/capa/acervo-digital/
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