13/02/2023
imagem: Envato
As vendas no comércio varejista no país recuaram 2,6% na passagem de novembro para dezembro de 2022. É a segunda queda consecutiva do setor, que em novembro havia recuado 0,9%. Ainda assim, o varejo encerrou o ano no campo positivo, acumulando 1,0%. Sendo este, porém, o menor crescimento desde 2016 (-6,2%).
Na comparação com dezembro de 2021, o setor variou 0,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última quinta-feira (09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Cinco das oito atividades pesquisadas fecharam o ano no campo positivo, embora a maior alta esteja acumulada no segmento de combustíveis e lubrificantes, +16,6%. O setor de hiper e supermercados, que é o de maior peso na pesquisa, por sua vez, está há dois meses no campo negativo, mas encerrou o ano com ganho acumulado de 1,4%.
Cinco segmentos recuaram neste indicador: Material de construção (-8,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%), Móveis e eletrodomésticos (-6,7%), Veículos e motos, partes e peças (-1,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%). No varejo ampliado, que inclui também os setores de veículos e material de construção, também houve perda no acumulado do ano (-0,6%).
Quando se trata apenas das vendas de móveis, excluindo-se os eletros, o volume acumulado em todo o ano de 2022 (janeiro a dezembro) foi de -11,1%, segundo o IBGE. Em receita, todavia, houve crescimento de 2,4%.
A ABIMÓVEL trará mais informações detalhadas sobre o desempenho do varejo de móveis no ano passado em nossos próximos conteúdos.
*Com informações do IBGE.