04/05/2020
Durante a crise do novo coronavírus (Covid-19), a população espera diferentes posicionamentos das marcas, aponta um estudo da Kantar. Quando perguntados o que os anunciantes deveriam fazer durante a epidemia, 25% responderam que anunciantes devem servir de exemplo e guiar a mudança.
Outros 21% afirmaram que a marca precisa ser prática e realista e ajudar os consumidores no dia a dia; 20% pedem que ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada; 18%, que usem seu conteúdo para explicar e informar; 11% que reduzam a ansiedade e entendam as necessidades dos consumidores; e, por último, que sejam otimistas e pensem de formas não convencionais (3%).
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março de 2020. A Kantar também questionou que tipo de publicidade deve continuar sendo feita pelas marcas brasileiras: mais de 80% dos entrevistados concordam completamente que elas devem comunicar, principalmente, seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, assim como evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas.
Outra informação apontada pela pesquisa é o que os consumidores esperam das empresas como organizações. Na opinião dos brasileiros, o fundamental, neste momento, é se preocupar com a saúde de seus colaboradores, higienizando os locais de trabalho (67%) e possibilitando os horários flexíveis (18%).